sexta-feira, 3 de junho de 2011

Algumas Dúvidas sobre o Jargão do Mercado Financeiro

Países Emergentes: São países que têm grande potencial de crescimento econômico, mas sujeitos à instabilidade. A maioria, entre os quais o Brasil, é muito dependente de capital estrangeiro para financiar o desenvolvimento. Por isso, precisa manter o juro alto, para que os investidores aceitem correr o risco de aplicar o dinheiro nas suas economias.

Mercado Global: Os avanços da tecnologia tornaram extremamente rápida a comunicação entre países. É muito mais fácil e rápido aplicar em vários países ao mesmo tempo. Quando um país eleva as taxas de juros os investidores resgatam o dinheiro aplicado nos demais países( tanto nas bolsas quanto em títulos) para aproveitar a oportunidade.

Bolsa de Valores: São instituições em que se negociam títulos e ações de empresas. Os negócios em bolsa de valores não podem ser feitos diretamente. As operações são realizadas por corretoras credenciadas, que atuam como intermediárias. Os fundos de investimentos e clubes de ações são aplicações que tornam as bolsas de valores acessíveis aos pequenos investidores. A lógica para ganhar investindo em bolsa é comprar ações quando os preços estão em baixa e vender quando os preços estão em alta.

Fuga de Capitais: Para aplicar no Brasil, os investidores precisam trocar seus dólares por reais (a moeda aceita no país). Nessa situação, a procura pela moeda local aumenta e sua cotação sobe. Se os investidores percebem o aumento o risco e a queda nos lucros o dinheiro começa a fazer caminho inverso. Os estrangeiros começam a trocar seus reais por dólares para sair do país. Se a saída é muito forte o país não tem reservas de dólares suficientes, o governo é obrigado a desvalorizar a moeda local.


Ações e Bolsas de Valores

Ação é um documento que indica que seu proprietário possui certa fração de uma empresa.Por exemplo, quem possui 20% de ações de uma empresa é um sócio que possui 20% de patrimônio dela e que deve receber 20% dos lucros ou prejuízo.

As ações são negociadas na Bolsa de Valores.Quando a empresa é sólida e dá lucros, sobem os valores das ações: Todos querem comprá-las.(Vale lei da oferta e procura).

Bolsa em Alta: significa credibilidade  do país, mais compradores do que vendedores de ações.

Bolsa em Baixa: significa credibilidade em baixa, mais gente colocou ações para vender do que apareceram compradores.

Risco País: significa o risco do país quebra e não ter dinheiro para pagar suas contas. Bolsa em baixa aumenta risco país ( Bolsa em alta, diminui risco país).



Crise de 1.929 nos EUA


No final da 1ª Guerra Mundial os EUA era o país que mais tinha dinheiro para receber, era o mais vendedor, comprador de matérias primas; a maior parte do ouro mundial estava no seu país.Além de 60% do comércio mundial passava por seu país.

No país tudo era euforia, o céu parecia o limite, as bolsas de valores negociavam valores astronômicos.

O país era um defensor do liberalismo econômico.Em 1.929 o país começa entrar em colapso, pois havia produzido demais.Sobrou produtos, empresas pararam de produzir, demitem, param de comprar matérias – primas e a crise atinge países envolvidos no Plantation.

Esses países passam por crise econômica e política e nesse contexto entra em alguns países latinos o Populismo.

Em 1.993 o presidente “Roosewelth” assume para acabar com o liberalismo econômico e baseado na “teoria do Economista”.

“Antiliberal Keines” adota o intervencionismo, retira investimentos do mundo inteiro para aplicar no país.Nessa época o “Superman” (personagem de revistas em quadrinhos) serviu de estímulo para resgatar  a auto-estima do americano.

A Superprodução

O economista Paul Singer sugeriu a seguinte história:

    - Mamãe, estou com fome. Por que hoje não temos pão para comer?
    - Porque seu pai foi despedido da padaria onde ele trabalhava.
    - Por que mandaram ele embora?
    - Por causa da crise econômica.
    - Por que tem crise?
    - Porque há pão demais no mercado!

A superprodução de mercadorias provoca o desemprego.Então, fica mais difícil ainda para as pessoas comprarem aqueles produtos encalhados.

Irracionalidade capitalista: a abundância gera a miséria.

O New Deal serviu de exemplo para que  países do mundo inteiro adotassem soluções parecidas.
O URSS boicotada pelos países capitalistas sofria menos influências das flutuações mundiais e não foi afetado pela crise de 1.929.

Atenção:

Hoje em um mundo globalizado e a internacionalização do comércio aumentar juros internos é uma forma de atrair investidores de outros países.

O investidor faz uma aposta na Bolsa, mas qualquer possibilidade de perda dos investimentos coloca ações para vender e vai embora.

Ocorrendo crise na Bolsa de um país gera o efeito dominó envolvendo todo o mundo capitalista.