terça-feira, 2 de setembro de 2008

Situação IBOV para 02/09

Amigos, em uma análise bem simplista do IBOV, pretendo começar um assunto que há muito desejo aqui, que são os Fibo Levels. Na verdade, se encontra na net essa técnica com diversos nomes, mas me restringirei a chamá-lo assim por aqui.

Pretendo detalhar futuramente essa técnica, mas por enquanto, apenas uma análise do IBOV.
Levando em consideração que o último candle pode ser considerado duvidoso devido ao baixo volume dado o feriado nos EUA, essa técnica consiste em determinar possíveis pontos de entrada e de objetivos, bem como estopes.

Nesse gráfico do IBOV, peguei o fundo e subi com a retração de Fibo no level de 38,2% (aqui entra minha adaptação da técnica) à máxima d candle anterior desse fundo.

Setup: No rompimento dos 61,8%, compre! Estope fica a critério, ou em 50%, 38,2% ou algum fundo. Target: 100%.

Enfim, em nenhum momento foi acionado o setup de compra no IBOV, pois não houve o fechamento acima de tal level.

Um exemplo:
Nesse gráfico da Duratex, pegou-se o fundo e projetou a retração no nivel de 38,2 à maxima do candle anterior ao fundo. Comprou-se no rompimento do 61,8 e vendeu em 100%.

Para a venda pode ser feita a mesma coisa. Porém, em minha experiência, modifiquei um pouco a técnica, por isso fica a critério de vocês.

Pega-se o último topo e projeta 61,8% do próprio candle. No rompimento dos 100%, Venda! Estope nos níveis de Fibo. Target: Também nos níveis... eu costumo vender em lotes, mas um bom level é de 161,8%.

Enfim, na venda também não houve o acionamento do trigger.

Conclusão: Hoje é bem provável o acionamento de algum desses dois triggers para o IBOV. É esperar para ver...

PS: Usar sempre como estratégia complementar, nunca, mas nunca independentemente. Operar de preferencia a favor da tendência primária, etc.

Um abraço, Allana.

Nenhum comentário: