sexta-feira, 1 de abril de 2011

A Teoria das Ondas de Elliott - waves Fibonacci

A Teoria das ondas de Elliott completa a teoria de Dow. Enquanto Dow propõe a formação de tendências, Elliott adverte com base nos estudos de Dow, a constituição de ondas no mercado. Para Elliott, não existe a superficial desordem das oscilações dos preços no mercado, existe sim um padrão sucessivo e recorrente. A teoria das ondas possue duas bases distintas: uma filosófica e outra matemática.
A base filosófica da teoria é representada pela busca de mais esclarecimentos para a Teoria das Ondas.  Elliott examinou, em outras ciências, elucidações para fundamentar a natureza e o acontecimento dos padrões de ondas identificados. Em seu último trabalho publicado "Lei da Natureza - O Segredo do Universo", Elliott motivou sua teoria a partir da comprovação de que a natureza proporciona ciclos.
Elliott procurou dar literalidade ao modelo de Ondas identificado pela base filosófica. 
Durante suas analises, Elliott esperava achar uma elucidação matemática para o acontecimento das ondas. Explorando a pesquisa descobriu nos estudos de Leonardo Fibonacci (Pisa), a fundamentação matemática da sua teoria.
A proporção de 0,618 e seu complemento 0,382, decorrente da sequência de Fibonacci, foram aproveitadas por Elliott, para constituir projeções das extensões de progresso e retrocesso das ondas. Na prática, os investidores utilizam-se também do percentual de 50%.
O Robert Prechter, em seu livro intitulado “O princípio da onda de Elliott”, de 2002, afirmam que Elliott descobriu que a razão da sequência de Fibonacci teria aplicação perfeita na “teoria das ondas”. O aproveitamento das proporções, da sequência de Fibonacci, convém para antecipar as oscilações (de baixa ou de alta) empregando a relação fundamental da sequência. 
Na teoria das ondas de Elliott, as ondas desenvolvem um conjunto que, ajuntadas, produzem um ciclo. O ciclo é, pois, formado por 8 ondas, conforme figura abaixo, de tal forma que 5 compõe a estruturação de alta e três a estruturação de baixa. Tanto no ciclo de alta, quanto no ciclo de baixa, surgem as ondas propulsoras e as ondas corretivas.
Principal Padrão das Ondas de Elliott
Consistiu nesse o principal padrão descoberto, quer dizer, o desenvolvimento de um série completa de uma onda pela Teoria das Ondas de Elliott. O intercâmbio pelas ondas de forma continuada acaba criando diversas ondas e ciclos de maior grau de tempo. Igualmente, cada onda vista na figura acima poderá, de acordo com a teoria, ser desenvolvida por um aglomerado de ondas em grau de periodicidade menor ou maior (ver figura abaixo).
Ciclo Completo das Ondas de Elliott e seus Fractais

Nenhum comentário: