terça-feira, 29 de julho de 2008

ADX

Desenvolvido por J. Welles Wider Jr., o Average Directional Index (ADX) pretende avaliar o peso de uma determinada tendência de mercado, seja ela ascendente ou descendente. Naturalmente, para uma utilização eficaz deste indicador, é importante saber se o mercado assume, de fato, uma tendência ou se, pelo contrário, apenas se verificam pequenas oscilações pontuais, insuficientes para determinar um certo comportamento.

Como se pode ver pelo gráfico, o ADX assume valores num intervalo compreendido entre 0 e 100. Na prática, porém, raramente se registram valores superiores a 60. Por outro lado, enquanto valores inferiores a 20 traduzem uma tendência fraca, valores superiores a 40 representam uma forte tendência de mercado.


Repare-se, neste sentido, que o indicador não permite classificar qualquer tendência como bullish ou bearish. A sua função é simplesmente inferir sobre o peso/força de um determinado comportamento de mercado. Conseqüentemente, um registro superior a 40 pode estar associado a uma tendência de alta ou de baixa.

Finalmente, vale a pena referir que o ADX pode também ser utilizado como um instrumento privilegiado no que toca a identificar uma eventual oscilação de mercado como o início (ou fim) de uma nova tendência. Assim, por exemplo, se o ADX revela um fortalecimento a um nível abaixo de 20 e, subseqüentemente, o indicador começar a registrar valores superiores a 20, isso pode significar que estamos prestes a formação de uma nova tendência. Recorrendo à mesma lógica, se o ADX começar a evidenciar um enfraquecimento acima de 40 e, se mover para valores inferiores a esse mesmo nível, então é provável que a atual tendência deixe de se verificar, passando a caracterizar o mercado como sem tendência (“non-trending”).

Um abraço a todos, All.

Nenhum comentário: