quarta-feira, 30 de julho de 2008

OBV - On Balance Volume

O OBV - On Balance Volume ou Saldo em Volume é um indicador técnico de momentum que relaciona mudanças no preço com as variações de volume. Quando o fechamento do dia for superior ao do dia anterior todo o volume é considerado volume de alta. Quando o fechamento for inferior ao do dia anterior, todo o volume é considerado volume de baixa

Seguindo a premissa que diz que o volume precede o preço, o OBV visa antecipar o comportamento dos preços.
Para indicar esta antecipação, o OBV acumula os fluxos de volumes em dias de variação positiva e negativa, somando o volume em dias de alta e subtraindo-o em dias de baixa. Em dias estáveis o OBV se mantém inalterado.
A construção:

Se no dia tivermos um fechamento positivo do mercado:
OBV = OBV (do dia anterior) + volume do dia.

Se no dia tivermos um fechamento negativo do mercado:
OBV = OBV (do dia anterior)- volume do dia.

Se no dia não tivermos oscilação:
OBV = OBV (do dia anterior)

O Obv está em tendência de alta quando cada novo pico é mais elevado do que o pico anterior, e cada nova depressão é mais elevada do que a anterior. De modo análogo, O OBV está em tendência de baixa quando cada novo pico é menor que o pico anterior e cada depressão é mais baixa do que a anterior. Quando o OBV está se movendo lateralmente e não está fazendo novas máximas ou mínimas, é considerado sem tendência ou tendência lateralizada.
Tendência de altaTendência de baixa
Tendência lateralizada

Uma vez que seja estabelecida a tendência, ela permanece em vigor até que seja quebrada. Há duas maneiras em que a tendência no OBV pode ser quebrada. A primeira ocorre quando a tendência muda, digamos de uma tendência altista para uma tendência baixista, ou vice versa.

A segunda forma que a tendência do OBV pode ser quebrada é se a tendência definida muda para uma tendência lateralizada ou mesmo sem tendência e permanece nesse estado por mais de três dias. Assim, se as mudanças do ativo a partir de uma tendência de alta para uma tendência lateralizada e permanece assim por apenas dois dias antes de mudar de volta para uma tendência altista, o OBV é considerado como tendo sido sempre de uma tendência de alta.

Divergência

Como muitos outros indicadores o OBV permite a análise por divergências. Quando o preço atinge patamares mais elevados (ou mais baixos) e o OBV não acompanha trata-se de um indicativo extra de que está faltando força ao movimento e existe probabilidade razoável de reversão. Em um situação como essa os Stops devem ser encurtados para preservar o lucro da operação ou a entrada no novo movimento deve ser planejada.
Divergência baixista

Análise Técnica aplicada

Uma das grandes forças do OBV é permitir que os elementos na análise técnica como canais, suportes e resistências sejam aplicados diretamente em seu gráfico. Utilize essas técnicas da mesma maneira como faria no gráfico de preços.
Suporte com Fibo

Nenhum comentário: