quarta-feira, 30 de julho de 2008

Non-Farm Payroll - NFP

O Departamento de Trabalho dos EUA divulga mensalmente o número de postos de trabalho criados na economia norte-americana no período analisado, com exceção dos setores de agricultura e pecuária. A instituição realiza uma ampla pesquisa, entrevistando cerca de 375 mil empresas por mês. Esse índice é bastante acompanhado no mercado, em geral até mesmo mais do que a própria taxa de desemprego, ou unemploymente rate, pois mostra de forma bastante dinâmica a situação do mercado de trabalho.

Toda primeira sexta feira de cada mês é divulgado o índice. Para essa sexta, dia 1 de Outubro, a previsão do saldo entre contratações e demissões é de -75 mil vagas.

Caso o número de vagas criadas venha abaixo disso, a tendência será de instantânea desvalorização da moeda americana perante as demais moedas no momento da divulgação.
Caso o numero de vagas criadas venha um pouco acima disso, a tendência será de instantânea valorização da moeda americana perante as demais moedas, porém com uma variação menor que a esperada.
E se o número vier muito próximo da previsão? Acredito que poderá ter uma breve valorização e logo revertendo a tendência...

O cenário não é muito animador. Parece que a recessão ainda tem força na economia norte americana.

E o nosso mercado? Primeiramente, o NFP sairá às 9:30, antes do mercado abrir. O IBOV possui uma relação inversa com o dólar; ou seja, a previsão é de que, através do efeito dominó na economia, venha um sudoeste bom para o nosso mercado, podendo dar um pouco mais de força ao índice. É claro que não são todas as empresas que se beneficiam desse cenário. Um exemplo é a Vale (CVRD), que no caso da desvalorização do dólar é de se esperar uma ameaça nas exportações mais baratas.

Enfim, com a nossa taxa de juros atual, acredito poder ver uma melhora no saldo de volume financeiro internacional.

Um grande abraço a todos.
All.

Nenhum comentário: