quinta-feira, 31 de julho de 2008

Arcos de Fibonacci

Pessoal, quero disponibilizar um material que é muito dificil de achar pela internet na nossa lingua nativa. Digo um material de estudo de caso, com teste empíricos e etc. Realmente estamos carentes dessa abordagem e por isso gostaria de disponibilizar uma singela contribuição.
Vejam que, não necessariamente estou expressando minha opnião sobre o uso de tais ferramentas. Aliás, tem uma frase do Cervantes que cai muito bem aqui...
Yo no creo en las brujas, pero que las hay, hay!

Eu, particularmente, compartilho da opnião do trader Alexander Elder, que diz que a análise técnica não é uma ciencia exata, como a geometria por exemplo, mas é uma ciência no campo da psicologia das massas, onde o mercado representa muito bem essa interação.

Mas vamos ao que interessa...

Os arcos de Fibonacci são criados primeiramente pelo desenho de uma trendline entre dois pontos (normalmente a alta e baixa em um determinado período, ou uma onda de elliott) e, em seguida, desenha-se 3 linhas que interceptam essa trendline nos níveis de 38,2%, 50% e 61,8%. A tomada de decisão básica para essa técnica consiste no rompimento de um desses canais desenhados.
DJI Semanal.

DJI Diário.

IBOV Diário - Onda completa de Elliott no ano de 2008.

IBOV Diário - Arcos de movimento de alta.

IBOV Diário - Arcos de movimento de baixa.

Os arcos de Fibonacci são considerados potências níveis de suporte e resistencia. Normalmente, alia-se a essa técnica o Fibonacci Fann, onde o cruzamento das linhas são considerados pontos potenciais mais fortes de suporte e resistencia.
GGBR4 Semanal - Fibonacci Fann e Arcos de Fibonacci.

Nota-se que os pontos de intersecção dos arcos de Fibonacci com o Fibonacci Fann, e até mesmo os arcos sozinhos podem mudar, dependendo da escala usada.

Um grande abraço a todos.
All.

Nenhum comentário: