As linhas de Gann Fan são construídas em diferentes ângulos de uma importante base ou de um pico no eixo de preços do ativo. A tendência da linha 1х1 por Gann era considerada o mais importante. Se o preço curva se situa acima desta linha, é a indicação do mercado comprador, caso seja inferior a essa linha, é a de mercado vendedor. Gann pensava que o raio de 1x1 é um poderoso apoio linha quando a tendência é ascendente, e ele considerou a quebra dessa linha como um importante sinal. Gann destacou as seguintes bases de ângulos, o ângulo de 1x1 sendo o mais importante de todas:
- 1х8 — 82.5 graus
- 1х4 — 75 graus
- 1х3 — 71.25 graus
- 1х2 — 63.75 graus
- 1х1 — 45 graus
- 2х1 — 26.25 graus
- 3х1 — 18.75 graus
- 4х1 — 15 graus
- 8х1 — 7.5 graus
Gann observou que cada um dos ângulos citados acima pode servir como suporte ou resistência em função da evolução dos preços. Por exemplo, raios de 1x1 é normalmente o suporte mais importante a tendência é ascendente. Se um dos raios é quebrado, o preço de consolidação deve ser próximo ao próximo raio.
As linhas de Gann Fan podem e devem ser utilizadas em conjunto com outras ferramentas de harmonia, como as retrações de Fibonacci.
Outra ferramenta normalmente utilizada é a regressão linear, do mesmo ponto onde o Gann Fan se aplicou. A regressão linear serve como uma resistência muito forte no caso de uma tendência altista.
Analisando o ativo Petr4, verificamos um importante raio de Gann servindo de suporte, aliada a retração de 61,8% de Fibonacci do mesmo período, e a alta histórica barrada pela regressão do mesmo período.
Em branco, a regressão; em amarelo, as linhas de Gann; e em azul, as retrações de Fibonacci.
De olho: O ativo perdendo a linha de Gann, pode dar uma boa venda, com um objetivo plausível na próxima retração de Fibonacci.
Um abraço a todos, All.
Nenhum comentário:
Postar um comentário