terça-feira, 29 de julho de 2008

Gann Fan

As linhas de Gann Fan são construídas em diferentes ângulos de uma importante base ou de um pico no eixo de preços do ativo. A tendência da linha 1х1 por Gann era considerada o mais importante. Se o preço curva se situa acima desta linha, é a indicação do mercado comprador, caso seja inferior a essa linha, é a de mercado vendedor. Gann pensava que o raio de 1x1 é um poderoso apoio linha quando a tendência é ascendente, e ele considerou a quebra dessa linha como um importante sinal. Gann destacou as seguintes bases de ângulos, o ângulo de 1x1 sendo o mais importante de todas:
  • 1х8 — 82.5 graus
  • 1х4 — 75 graus
  • 1х3 — 71.25 graus
  • 1х2 — 63.75 graus
  • 1х1 — 45 graus
  • 2х1 — 26.25 graus
  • 3х1 — 18.75 graus
  • 4х1 — 15 graus
  • 8х1 — 7.5 graus
Consideradas as razões de preço e de tempo correspondentes com os ângulos de inclinação em graus, eixos X e Y devem ter as mesmas escalas. Isso significa que uma unidade do intervalo com eixo X (ou seja, hora, dia, semana, mês) deve corresponder ao intervalo com a unidade eixo Y (preço). O método mais simples de gráfico de calibração consiste em verificar o ângulo de inclinação do raio de 1х1: ele deve fazer 45 graus.

Gann observou que cada um dos ângulos citados acima pode servir como suporte ou resistência em função da evolução dos preços. Por exemplo, raios de 1x1 é normalmente o suporte mais importante a tendência é ascendente. Se um dos raios é quebrado, o preço de consolidação deve ser próximo ao próximo raio.

As linhas de Gann Fan podem e devem ser utilizadas em conjunto com outras ferramentas de harmonia, como as retrações de Fibonacci.

Outra ferramenta normalmente utilizada é a regressão linear, do mesmo ponto onde o Gann Fan se aplicou. A regressão linear serve como uma resistência muito forte no caso de uma tendência altista.
Analisando o ativo Petr4, verificamos um importante raio de Gann servindo de suporte, aliada a retração de 61,8% de Fibonacci do mesmo período, e a alta histórica barrada pela regressão do mesmo período.

Em branco, a regressão; em amarelo, as linhas de Gann; e em azul, as retrações de Fibonacci.

De olho: O ativo perdendo a linha de Gann, pode dar uma boa venda, com um objetivo plausível na próxima retração de Fibonacci.

Um abraço a todos, All.

Nenhum comentário: