quarta-feira, 30 de julho de 2008

Setup Mouteki - Vale5 e Petr4

Pessoal, vou falar um pouco sobre um método bastante utilizado no Forex, chamado Mouteki.
Basicamente é um setup de projeção de preços. Vou tentar explicar o mais detalhadamente possível, porém, qualquer dúvida é só postar.

Analisaremos então o ativo Vale5 no gráfico semanal, de 2006 até hoje, na escala logarítmica.
O primeiro passo é traçarmos uma linha de tendência (no caso aqui, de alta).
Depois, dentro do período que compreende essa linha de tendência de alta, localizamos a maior máxima e traçamos uma linha horizontal no valor correspondente.
Agora traçaremos uma linha vertical no candle que possui essa maior máxima.
Depois disso, traçamos uma linha na intersecção da linha vertical com a linha de tendência de alta. (Detalhe, nesse ponto, é bom dar um zoon e tentar ajustar da melhor maneira possível).
Agora vamos calcular a diferença entre os preços da linha da maior máxima com a linha da intersecção. Nesse caso, temos: 59,22 - 48 = 11,22.
Também vamos traçar uma linha no valor correspondente da abertura do primeiro candle que romper a linha de tendência - sinalizado com uma flecha em lilás.
Pegamos então o valor dessa nova linha (em vermelho), no caso, 46,98 e subtraimos desse valor a primeira diferença, no caso 11,22. Temos então: 46,98 - 11,22 = 35,76.

Percebam que a correção praticamente chegou no ponto de projeção do método mouteki. É possível também traçarmos uma retração de Fibonacci e colocar os objetivos para serem executados parcialmente, nas retrações. Vejam a figura:
Reparem que a correção antes de chegar de fato na projeção encontrou suporte nos níveis de 38,2% e 61,8%. Depois, na retomada da alta, está no ponto de retração de 50%.

Petr4 - Diário - Jan/08
Reparem como a Petr4 foi buscar a retração de 61,8% da projeção de Mouteki.
Na retomada da alta, as retrações serviram também de resistência.

Petr4 - Diário - Jul/08
Reparem que esse movimento intenso de queda, e, conforme já havia falado antes sobre a simetria do papel, mais um fato interessante. Além de cumprir 100% da projeção de Mouteki, ainda buscou o ponto de 161,8%, exatamente, e teve seus diversos níveis servindo de suporte e quem sabe, de resistência.

Bom pessoal, um grande abraço a todos.

All.

Nenhum comentário: