sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Análise IBOV - 22/08/08

Pessoal, antes de tudo, eu gostaria de compartilhar uma experiência surreal que tive. Estive plotando uma regressão linear que está em branco no gráfico, do íncio do ano até hoje, e para a minha surpresa, o índice está em absoluta harmonia.

Reparem nos retângulos em amarelo que coloquei. No início do ano tivemos um fundo dada a crise do subprime e se pegarmos a variação percentual da regressão até o fundo temos por volta de -16%. Depois outro fundo por volta de -8%. Então tivemos a alta do IG em torno de 16% da regressão. Depois um fundo de -8% e o mais recente por volta de -16%... Tirem suas conclusões e me digam!

O mais interessante é que se traçarmos o objetivo de Fibo da máxima pela regressão temos a zona da coincidência em R1 do pivot semanal e 100% de Fibo, a atual resistência, em torno de 56200. E por minhas experiências de mercado, quando um objetivo desses é rompido, têm-se grandes chances de ir buscar os 123,6% de Fibo, que foi o que ocorreu, o fundo em 53K aproximadamente.
IBOV - Diário

Enfim, até agora só numerologia, eu sei... Mas tem mais!

Estive lendo hoje em diversos lugares o possível rompimento do canal de baixa. Olha, como disse meu amigo Long aqui, temos que entender que:

(...) uma "linha de tendência" é desenhada para capturar a essência dessa tendência, não para confinar os preços em uma rígida estrutura. (...)

Enfim, se analisarmos o canal de baixa, vimos que ele rompeu também para baixo por volta de Julho e foi buscar a região dos 61,8% do canal. Também tivemos um possível rompimento em torno dos 58K.

Agora coincidentemente, buscou os 23,6% da projeção do canal de baixa. Então amigos, eu sinceramente não acredito em um movimento mais intenso de alta, não pelo menos até romper os 5800 e ainda quem sabe com uma figura de impulsão?

E ainda se lembrarmos da análise anterior sabemos que temos uma resistência de Fibo Fan se aproximando, para vir a formar um possível triângulo, então, pela AT, eu posso dizer hoje que estamos próximos de uma definição no sentido do entendimento de que, ou a crise passou e foi assimilada pelo mercado, ou ainda tem mais por vir.

Bom, tivemos então a resistência R1 e os 100% de Fibo sendo respeitados e se mantermos esses níveis podemos ir buscar a R2 em 58K e aí uma possível reversão.

Por outro lado, na perda desses patamares, podemos testar o pivot (55K) e ainda o S1 (54K) pois mesmo com a alta do petróleo em mais de US$5 e com o nível atual das commodities, acho bem plausível dado o fato de que houve diversas ordens de stopes do pessoal vendido.

Queria aproveitar também o espaço e recomendar a leitura do artigo do CHRistian da CHRinvestor para a infomoney, que pode ser acessada aqui, assim como o próprio site.

Um grande abraço a todos, All.

Nenhum comentário: