segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Bandas de Bollinger - Níveis de Fibonacci - Petr4

Pessoal, bom dia!

Sei que muitos conhecem essa ferramenta criada por John Bollinger, que usa o conceito de desvio padrão em cima de uma média móvel. Hoje, se encontra muito material por aí, por isso não vou entrar no mérito das bandas em si, mas sim em cima de um conceito que poucos aplicam, que são os níveis de Fibonacci pela projeção da média ao desvio padrão.

Inspirado por um comentário anônimo, pretendo fazer uma análise da Petrobras, explicando esse conceito melhor.


Petrobrás - PETR4 - Diário

Em preto temo a banda de bollinger normal, com a calibragem padrão (20, 0.2), e em azul pontilhado os níveis de 38,2%, 61,8% e 138,2%. Em amarelo eu marquei a região de 138,% da bollinger como suporte e resistência. Outros níveis também se aplicam normalmente. Esse último movimento de alta corretiva teve com resistência o nível de 38,2% da bollinger.

Enfim, analisando o ativo propriamente dito, sabemos que o mesmo se encontra em claro movimento de baixa, e temos as linhas em vermelho os níveis de Fibonacci do movimento de 1995 até o topo histórico. Estando o ativo próximo desse suporte, acredito numa acumulação primeiramente, antes de algum movimento mais intenso para níveis inferiores.

Olhando por outro lado, temos o volume tanto semanal quanto no diário abaixo da média.
Portanto, se mantivemos esse fundinho, podemos ter um pivot de alta e ai sim tentar romper o canal de baixa.

Ou seja, por um lado temos um suporte muito bom e somos motivados a ir as compras, mas por outro, a correção nunca é demais, portanto, como diz meu amigo Long, temos que ser reativos para as oportunidades que nos aparecem, e sempre olhar o mercado como ele é, e não como ele deveria ser, a famosa análise normativa.

Saudações, All.

Nenhum comentário: