terça-feira, 19 de agosto de 2008

PPI - Producer Price Index e Building Permits

Nesse dia 19 de Agosto teremos dois índices importantes para a economia dos EUA.

O Índice de preço do produtor ou inflação ao produtor é um índice de preços no atacado. Depois do CPI - índice de preços ao consumidor - esse índice é o mais acompanhado.

É um índice de alto impacto para a moeda norte americana, por isso devemos atentar ao fato da moeda vir ganhando terreno frente ao euro e o pound principalmente.
eur/usd - diário
GBP/USD - Diário

Algumas derivações desse índice são o Core PPI, que retira da cesta alguns itens como alimentação.

O interessante é que o PPI tem uma previsão de alta de 0,6% enquanto o Core PPI uma alta de 0,2% ou seja, devemos ter mais uma vez a alimentação pesando no índice de inflação ao produtor.

Em todo o caso, podemos ter alguma reviravolta...

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Building Permits

Divulgado mensalmente, o Building Permits é referente ao número de autorizações concedidas no território norte-americano para construção de imóveis num período pré-determinado.

Como nem todas as autorizações concedidas refletem no início imediato da construção, este índice apresenta diferenças em relação ao indicador Housing Starts, que mede as construções efetivamente iniciadas.

Vale ressaltar que esse índice, apesar de reportar somente as autorizações nas regiões dos Estados Unidos onde elas são obrigatórias, é importante, pois o setor imobiliário possui elevada participação na composição do PIB (Produto Interno Bruto), e serve como termômetro da situação da economia local.
(Fonte: igf.com.br)

No momento temos a previsão de 0.98M de contratos. Está na média. O que pode ocorrer é o indicador vir acima dessa previsão, que seria super ótimo para a moeda USD.


Nenhum comentário: