segunda-feira, 18 de agosto de 2008

IBOV e DJI para 19/06

Amigos, muito bom dia!


O índice Dow Jones - DJI fechou essa segunda feira em queda de -1,55%, afetado basicamente pelas firmas hipotecárias Freddie Mac e Fannie Mae, com uma perda de valor de mercado em média de 23%. Mesmo com essa turbulência, o índice respeito o canal de alta de curtíssimo prazo e se manteve nos patamares.

O interessante é que esse movimento um tanto congestionado do DJI vem me parecendo muito harmonico e se repararem na onda de alta, a retração de 61,8% foi respeitada; coincidindo com a banda inferior do canal de alta de CP e além disso, a projeção das extensões alternadas de Fibonacci, projetam o suporte 1 em 11450. Temos então 3 referencias para esse nível atual.

O ADX que mede a força da tendencia vem nos parecendo bem timido, mostrado um mercado flat, coerente com BB que se apresenta alinhada, por isso ainda acredito em um repique de alta de CP, rompendo o pivot semanal podendo ir buscar os 12mil pontos. No caso de perda desse nível, o mercado pode vir a buscar o S2 da projeção das extensões alternadas de fibonacci, em torno de 11240 e além disso formando um O-C-O. Especulações amigos, devemos nos atentar a tendência, pois está evidente que um movimento forte está para ocorrer, por isso, é bom colocarem os sintos.

O índice brasileiro Bovespa fechou essa segunda em queda de -1,69% acompanhando o movimento da DJI. Mesmo com o vencimentos das opções série H, o mercado apresentou um volume abaixo do normal, pouco expressivo, me parecendo assim uma maior cautela dos investidores.

Em alguns indicadores podemos perceber a presença ainda da força vendedora, e em outros, essa força vem ganhando cada vez mais espaço. Por exemplo o Chaikin nos mostra no gráfico diário uma pressão vendedora ganhando espaço, coerente com a atual situação do nosso mercado, testando um nível muito importante, a região dos 53mil pontos, zona essa referente à crise de Janeiro.

Por algumas análises um tanto quanto "re-paints" notamos por exemplo o rompimento de um suporte de fibonacci (reppainted) em torno dos 53750. Por essa mesma análise, o índice perdendo os 53mil pontos deve ir buscar os 51300/49800.

Enfim amigos, tivemos hoje então a realização de um dos suportes mais comentados ultimamente. É inerente à qualquer analista gráfico acreditar que nesses patamares deve haver uma entrada de capital ao mesmo tempo que diversos stop's podem estar prestar a serem disparados. Podemos ter ainda algum tipo de acumulação antes de declarada qualquer caça.

Muita atenção nos trades. Não devemos ter crença nenhuma, apenas olhar o que o mercado nos mostra!

Um grande abraço a todos, Allana!

Nenhum comentário: