quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Ichimoku

Bom dia amigos!
Imaginem um único indicador que te apresente a tendência, a força, zonas de suporte e resistência, sinais e a força dos sinais... Conseguiu?

Esse indicador se chama Ichimoku ou nuvem de Ichimoku que foi chamada originalmente de "Ichimoku Kinki Hyo" que seria algo próximo de "Um olhar equilibrado do gráfico".
Standard & Poor's - S&P500 - Diário

Um indicador um tanto diferente dos normais, projetado para dar níveis de suporte e resistência, o sentido da tendência e a força.

A teoria geral diz que se o preço do ativo estiver acima da nuvem, a tendência é e alta; analogamente, se o preço do ativo estiver abaixo da nuvem, a tendência é de baixa.
Há também as médias móveis, chamadas de Tenkan (EMA - média móvel exponencial 26) e Kinju (EMA 9) que atuam como o MACD, ou seja, o cruzamento da Kinju com a Tenkan para cima é um sinal de tendência de compra e vice versa.

Formulas:
Tenkan-Sen - (Maior Máximo + Maior Minimo) / 2 - 9 períodos.

Kijun-Sen - (Maior Máximo + Maior Minimo) / 2 - 26 períodos.

Chikou Span - Fechamento do último candle plotado 26 períodos antes.

Senkou Span A (Up Kumo) - (Tenkan-Sen + Kijun-Sen) / 2 plotado 26 à frente.

Senkou Span B (Down Kumo) - (Maior Máximo + Maior Minimo) / 2 dos últimos 52 períodos, e desenhado 26 periodos à frente.

Então temos os sinais de compra/venda iguais ao MACD (lembrando que as médias são exponenciais).
Quanto a força do sinal, se esse cruzamento (de compra) ocorrer acima da nuvem (kumo - área pontilhada) o sinal é forte. Dentro da nuvem, é normal. Abaixo da nuvem é considerado fraco.
Quanto a força da tendência, no caso de alta, se o preço estiver acima da Chikou Span ela é forte. Para a venda, o oposto.
Para a tendência, temos bull para o caso dos preços estarem acima da nuvem (kumo) e oposto para bear.
Os extremos das nuvens são considerados zonas de suporte e resistência.
Ouro - Diário - Sinal forte/médio

Nesse caso, tivemos o cruzamento sinalizado no triangulo verde de venda. Porém, nesse cruzamento, se voltarmos 26 períodos, a Chikou Span ainda estava acima do preço. Depois de 3 dias, o sinal ainda estava válido e a Chikou deu sinal OK de venda. Nesse momento, o preço estava muito próximo da nuvem, podendo ser considerado um sinal médio.

Dólar americano/Dólar canadense - USD/CAD - Diário

Nesse caso, o sinal foi perfeito. O cruzamento das médias (Tenkan e Kijun) foi acima da nuvem, o preço nesse momento estava acima da nuvem e a Chikou Span estava acima dos preços 26 períodos atrás. Sinal de compra, com tendência forte de alta.

Bom amigos, espero ter ficado o conceito. Qualquer coisa, só comentar!

Um grande abraço a todos! All.

Nenhum comentário: