terça-feira, 5 de agosto de 2008

Manutenção dos juros pelo FED...

O FED, banco central dos EUA havia cortado a taxa de juros antes para baratear o acesso ao credito das famílias principalmente, para tentar contornar a dificuldade e facilitar o crédito dada a crise hipotecária.

Outra vez o FED resolveu manter a taxa no mesmo patamar, 2%. Pergunto-me se, pelo fato de um corte na taxa de juros principal demorarem em se endereçar ao publico certo ele resolveu esperar ou se, na visão deles o crédito já está barato.
Tivemos uma pequena leve no nível de desemprego da economia, medida pelo unploymente rate, que sozinha não quer dizer muita coisa, mas temos a inflação a nível mundial que vem assustando as economias por causa das commodities.

No governo de Bush, foi aprovado recentemente um pacote de devolução dos impostos a fim de tentar aumentar a renda disponível das famílias, isto é, tudo aquilo que elas recebem menos os impostos. Mas temos casos bem sucedidos da demonstração da hipótese da renda permanente de Friedman que diz que, mesmo com um corte nos impostos, não se eleva o consumo, pois é de se pensar que: Menos impostos hoje, mais impostos amanhã... Isso é óbvio, o governo precisa pagar a conta, e como se lê por ai, não existe almoço de graça.

Ainda sobre a hipótese da renda permanente de Friedman, tem muitos que alegam que, como esse ônus fiscal ficará para geração futura provavelmente, esse tipo de pacote de devolução dos impostos afetaria sim a economia e o nível de consumo. Segundo outra hipótese, Barro - Ricardo, o mesmo afirma que, mesmo deixando esse ônus para geração futura, não afetaria a economia, pois a geração futura seriam seus filhos, seus netos... rs. Divagações.

Mas realmente parece que o governo dos EUA está tranqüilo com a situação e isso deve acalmar os mercados, pelo menos momentaneamente, até vir um índice e provar estarem errados... ou de fato, certos.

Abraços, All.


Nenhum comentário: