quinta-feira, 31 de julho de 2008

Petr4 - For sale...

Pessoal, depois de muito falatório das corretoras recomendando as blues, que estariam em um momento ótimo, agora eu tenho que concordar. Me parece que agora é a hora de tirarmos proveito dessa liquidação geral...
Queria chamar a atenção para o gráfico mensal, desde 1995. Se traçarmos um Fibo de todo o período, a retração dessas últimas semanas bateu em cima da retração de 61,8%. Fora isso, colocando um IFR ajustado de 2, temos um bom suporte por volta de 17...
No gráfico semanal, já temos o IFR ajustado de 2 já recuperando o fôlego, e o estocastico apontado uma compra linda...
Mas quem me conhece, sabe que não sou mais seduzida por esse tipo de análise... Porém, ao que tudo indica, parece que fecharemos a semana com um lindo harami... Meus amigos, o índice de acerto de um harami semanal passa os 90%...

Resumindo: Retração de 61,8% do período. IFR ajustado no mensal em um suporte. IFR ajustado semanal com retomada da alta. Estocastico rápido no semanal apontando compra. E QUASE um lindo harami no semanal...

Abraço a todos, all.

Arcos de Fibonacci

Pessoal, quero disponibilizar um material que é muito dificil de achar pela internet na nossa lingua nativa. Digo um material de estudo de caso, com teste empíricos e etc. Realmente estamos carentes dessa abordagem e por isso gostaria de disponibilizar uma singela contribuição.
Vejam que, não necessariamente estou expressando minha opnião sobre o uso de tais ferramentas. Aliás, tem uma frase do Cervantes que cai muito bem aqui...
Yo no creo en las brujas, pero que las hay, hay!

Eu, particularmente, compartilho da opnião do trader Alexander Elder, que diz que a análise técnica não é uma ciencia exata, como a geometria por exemplo, mas é uma ciência no campo da psicologia das massas, onde o mercado representa muito bem essa interação.

Mas vamos ao que interessa...

Os arcos de Fibonacci são criados primeiramente pelo desenho de uma trendline entre dois pontos (normalmente a alta e baixa em um determinado período, ou uma onda de elliott) e, em seguida, desenha-se 3 linhas que interceptam essa trendline nos níveis de 38,2%, 50% e 61,8%. A tomada de decisão básica para essa técnica consiste no rompimento de um desses canais desenhados.
DJI Semanal.

DJI Diário.

IBOV Diário - Onda completa de Elliott no ano de 2008.

IBOV Diário - Arcos de movimento de alta.

IBOV Diário - Arcos de movimento de baixa.

Os arcos de Fibonacci são considerados potências níveis de suporte e resistencia. Normalmente, alia-se a essa técnica o Fibonacci Fann, onde o cruzamento das linhas são considerados pontos potenciais mais fortes de suporte e resistencia.
GGBR4 Semanal - Fibonacci Fann e Arcos de Fibonacci.

Nota-se que os pontos de intersecção dos arcos de Fibonacci com o Fibonacci Fann, e até mesmo os arcos sozinhos podem mudar, dependendo da escala usada.

Um grande abraço a todos.
All.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Setup Mouteki - Vale5 e Petr4

Pessoal, vou falar um pouco sobre um método bastante utilizado no Forex, chamado Mouteki.
Basicamente é um setup de projeção de preços. Vou tentar explicar o mais detalhadamente possível, porém, qualquer dúvida é só postar.

Analisaremos então o ativo Vale5 no gráfico semanal, de 2006 até hoje, na escala logarítmica.
O primeiro passo é traçarmos uma linha de tendência (no caso aqui, de alta).
Depois, dentro do período que compreende essa linha de tendência de alta, localizamos a maior máxima e traçamos uma linha horizontal no valor correspondente.
Agora traçaremos uma linha vertical no candle que possui essa maior máxima.
Depois disso, traçamos uma linha na intersecção da linha vertical com a linha de tendência de alta. (Detalhe, nesse ponto, é bom dar um zoon e tentar ajustar da melhor maneira possível).
Agora vamos calcular a diferença entre os preços da linha da maior máxima com a linha da intersecção. Nesse caso, temos: 59,22 - 48 = 11,22.
Também vamos traçar uma linha no valor correspondente da abertura do primeiro candle que romper a linha de tendência - sinalizado com uma flecha em lilás.
Pegamos então o valor dessa nova linha (em vermelho), no caso, 46,98 e subtraimos desse valor a primeira diferença, no caso 11,22. Temos então: 46,98 - 11,22 = 35,76.

Percebam que a correção praticamente chegou no ponto de projeção do método mouteki. É possível também traçarmos uma retração de Fibonacci e colocar os objetivos para serem executados parcialmente, nas retrações. Vejam a figura:
Reparem que a correção antes de chegar de fato na projeção encontrou suporte nos níveis de 38,2% e 61,8%. Depois, na retomada da alta, está no ponto de retração de 50%.

Petr4 - Diário - Jan/08
Reparem como a Petr4 foi buscar a retração de 61,8% da projeção de Mouteki.
Na retomada da alta, as retrações serviram também de resistência.

Petr4 - Diário - Jul/08
Reparem que esse movimento intenso de queda, e, conforme já havia falado antes sobre a simetria do papel, mais um fato interessante. Além de cumprir 100% da projeção de Mouteki, ainda buscou o ponto de 161,8%, exatamente, e teve seus diversos níveis servindo de suporte e quem sabe, de resistência.

Bom pessoal, um grande abraço a todos.

All.

Non-Farm Payroll - NFP

O Departamento de Trabalho dos EUA divulga mensalmente o número de postos de trabalho criados na economia norte-americana no período analisado, com exceção dos setores de agricultura e pecuária. A instituição realiza uma ampla pesquisa, entrevistando cerca de 375 mil empresas por mês. Esse índice é bastante acompanhado no mercado, em geral até mesmo mais do que a própria taxa de desemprego, ou unemploymente rate, pois mostra de forma bastante dinâmica a situação do mercado de trabalho.

Toda primeira sexta feira de cada mês é divulgado o índice. Para essa sexta, dia 1 de Outubro, a previsão do saldo entre contratações e demissões é de -75 mil vagas.

Caso o número de vagas criadas venha abaixo disso, a tendência será de instantânea desvalorização da moeda americana perante as demais moedas no momento da divulgação.
Caso o numero de vagas criadas venha um pouco acima disso, a tendência será de instantânea valorização da moeda americana perante as demais moedas, porém com uma variação menor que a esperada.
E se o número vier muito próximo da previsão? Acredito que poderá ter uma breve valorização e logo revertendo a tendência...

O cenário não é muito animador. Parece que a recessão ainda tem força na economia norte americana.

E o nosso mercado? Primeiramente, o NFP sairá às 9:30, antes do mercado abrir. O IBOV possui uma relação inversa com o dólar; ou seja, a previsão é de que, através do efeito dominó na economia, venha um sudoeste bom para o nosso mercado, podendo dar um pouco mais de força ao índice. É claro que não são todas as empresas que se beneficiam desse cenário. Um exemplo é a Vale (CVRD), que no caso da desvalorização do dólar é de se esperar uma ameaça nas exportações mais baratas.

Enfim, com a nossa taxa de juros atual, acredito poder ver uma melhora no saldo de volume financeiro internacional.

Um grande abraço a todos.
All.

Call Ambv4


Gráfico Ambev (ambv4) diário.

Gann Fann dando suporte. Respeitando a linha resistência (em Lilás).
Rompendo a linha de resistência, e alcançando o ponto de 31,8 da projeção de Fibo, compra!
Respeitando a linha de resistência, venda!

Compra: 93,40
Objetivos: 93,90 | 94,60 | 95,60
Stop: 91,50

Venda: 91,20
Objetivos: 90.30 | 88,80 | 86,70
Stop: 93,10

Um grande abraço, All.

OBV - On Balance Volume

O OBV - On Balance Volume ou Saldo em Volume é um indicador técnico de momentum que relaciona mudanças no preço com as variações de volume. Quando o fechamento do dia for superior ao do dia anterior todo o volume é considerado volume de alta. Quando o fechamento for inferior ao do dia anterior, todo o volume é considerado volume de baixa

Seguindo a premissa que diz que o volume precede o preço, o OBV visa antecipar o comportamento dos preços.
Para indicar esta antecipação, o OBV acumula os fluxos de volumes em dias de variação positiva e negativa, somando o volume em dias de alta e subtraindo-o em dias de baixa. Em dias estáveis o OBV se mantém inalterado.
A construção:

Se no dia tivermos um fechamento positivo do mercado:
OBV = OBV (do dia anterior) + volume do dia.

Se no dia tivermos um fechamento negativo do mercado:
OBV = OBV (do dia anterior)- volume do dia.

Se no dia não tivermos oscilação:
OBV = OBV (do dia anterior)

O Obv está em tendência de alta quando cada novo pico é mais elevado do que o pico anterior, e cada nova depressão é mais elevada do que a anterior. De modo análogo, O OBV está em tendência de baixa quando cada novo pico é menor que o pico anterior e cada depressão é mais baixa do que a anterior. Quando o OBV está se movendo lateralmente e não está fazendo novas máximas ou mínimas, é considerado sem tendência ou tendência lateralizada.
Tendência de altaTendência de baixa
Tendência lateralizada

Uma vez que seja estabelecida a tendência, ela permanece em vigor até que seja quebrada. Há duas maneiras em que a tendência no OBV pode ser quebrada. A primeira ocorre quando a tendência muda, digamos de uma tendência altista para uma tendência baixista, ou vice versa.

A segunda forma que a tendência do OBV pode ser quebrada é se a tendência definida muda para uma tendência lateralizada ou mesmo sem tendência e permanece nesse estado por mais de três dias. Assim, se as mudanças do ativo a partir de uma tendência de alta para uma tendência lateralizada e permanece assim por apenas dois dias antes de mudar de volta para uma tendência altista, o OBV é considerado como tendo sido sempre de uma tendência de alta.

Divergência

Como muitos outros indicadores o OBV permite a análise por divergências. Quando o preço atinge patamares mais elevados (ou mais baixos) e o OBV não acompanha trata-se de um indicativo extra de que está faltando força ao movimento e existe probabilidade razoável de reversão. Em um situação como essa os Stops devem ser encurtados para preservar o lucro da operação ou a entrada no novo movimento deve ser planejada.
Divergência baixista

Análise Técnica aplicada

Uma das grandes forças do OBV é permitir que os elementos na análise técnica como canais, suportes e resistências sejam aplicados diretamente em seu gráfico. Utilize essas técnicas da mesma maneira como faria no gráfico de preços.
Suporte com Fibo

terça-feira, 29 de julho de 2008

Gann Fan

As linhas de Gann Fan são construídas em diferentes ângulos de uma importante base ou de um pico no eixo de preços do ativo. A tendência da linha 1х1 por Gann era considerada o mais importante. Se o preço curva se situa acima desta linha, é a indicação do mercado comprador, caso seja inferior a essa linha, é a de mercado vendedor. Gann pensava que o raio de 1x1 é um poderoso apoio linha quando a tendência é ascendente, e ele considerou a quebra dessa linha como um importante sinal. Gann destacou as seguintes bases de ângulos, o ângulo de 1x1 sendo o mais importante de todas:
  • 1х8 — 82.5 graus
  • 1х4 — 75 graus
  • 1х3 — 71.25 graus
  • 1х2 — 63.75 graus
  • 1х1 — 45 graus
  • 2х1 — 26.25 graus
  • 3х1 — 18.75 graus
  • 4х1 — 15 graus
  • 8х1 — 7.5 graus
Consideradas as razões de preço e de tempo correspondentes com os ângulos de inclinação em graus, eixos X e Y devem ter as mesmas escalas. Isso significa que uma unidade do intervalo com eixo X (ou seja, hora, dia, semana, mês) deve corresponder ao intervalo com a unidade eixo Y (preço). O método mais simples de gráfico de calibração consiste em verificar o ângulo de inclinação do raio de 1х1: ele deve fazer 45 graus.

Gann observou que cada um dos ângulos citados acima pode servir como suporte ou resistência em função da evolução dos preços. Por exemplo, raios de 1x1 é normalmente o suporte mais importante a tendência é ascendente. Se um dos raios é quebrado, o preço de consolidação deve ser próximo ao próximo raio.

As linhas de Gann Fan podem e devem ser utilizadas em conjunto com outras ferramentas de harmonia, como as retrações de Fibonacci.

Outra ferramenta normalmente utilizada é a regressão linear, do mesmo ponto onde o Gann Fan se aplicou. A regressão linear serve como uma resistência muito forte no caso de uma tendência altista.
Analisando o ativo Petr4, verificamos um importante raio de Gann servindo de suporte, aliada a retração de 61,8% de Fibonacci do mesmo período, e a alta histórica barrada pela regressão do mesmo período.

Em branco, a regressão; em amarelo, as linhas de Gann; e em azul, as retrações de Fibonacci.

De olho: O ativo perdendo a linha de Gann, pode dar uma boa venda, com um objetivo plausível na próxima retração de Fibonacci.

Um abraço a todos, All.

Linhas de Vibração - Ibov

Linhas de vibração são suportes e resistencias ocultas.
Para identifica-las, é muito fácil.
Primeiramente, se pega o período que deseja analisar. No caso, o IBOV na periodicidade mensal.
Depois, tracamos um canal entre dois pontos fortes.
Colocamos uma linha horizontal na maior mínima.
Depois, onde houve o rompimento do canal, identificamos a maior alta e traçamos uma linha vertical.
Então arrastamos o canal até o ponto de intersecção da linha vertical e a linha horizontal e pronto.
Está traçada sua resistência oculta.
Vejam como o mercado respeitou tanto a banda superior como a inferior do canal de vibração.
Agora o que vemos, é o rompimento desse canal, que vinha sendo respeitado desde de 1999 (no caso da banda superior)... Podemos traçar novamente o canal de vibração para o Ibov no caso desse rompimento.

Um abraço a todos, All.

A lei da natureza... Mercado de capitais?

Segundo Prechter em seu livro "R.N. Elliott's masterworks: the definitive collection":

"Nenhuma verdade encontra-se com uma aceitação mais geral do que o universo ser governado por uma lei. Sem lei, seria o caos, e onde o caos está nada está. Pesquisas em relação às atividades humanas indicam que, praticamente todos os desenvolvimentos que resultam de nossos processos socioeconômicos seguem uma lei que faz com que se repitam em séries similares e constantemente. O mercado acionário ilustra o impulso da onda comum à atividade socioeconômica. Tem sua lei, apenas como é verdadeiro de outras coisas durante todo o universo."
PRECHTER, 1994, p.59


Um abraço a todos, All.

Eur/Usd Semanal - Ponto interessante.


Bom pessoal, para quem acompanha o mercado de divisas, sabe que o movimento do dólar influencia, em um bom peso, o movimento de outras moedas. Podemos dizer que a maioria das moedas tem um índice de correlação com o USD. Em especial, temos o Franco Suíço com praticamente 100% de correlacionamento. Onde quero chegar?

Estamos em um nível muito forte, com o Euro em 1,60, uma barreira psicológica muito forte, além de ser a linha do retorno do canal de alta de longo prazo. Pergunto-me se isso não irá desencadear uma nova onda de desvalorização do Dólar... O que podemos esperar da taxa de juros dos EUA? Será que o nosso aumento "excessivo" da taxa de juros foi realmente suficiente para conter a inflação? Apenas divagações, porém, se o cenário se confirmar, pode ajudar de vez o Bovespa a ir buscar alguns níveis mais profundos...

Um grande abraço a todos.
All.

Call Bbdc4

Um bom momento para ficarmos de olho em alguns ativos. Perceba o ativo BBDC4, no gráfico semanal, querendo romper a linha de pescoço do O-C-O, linha do pescoço essa que coincide com a retração de 61,8% de Fibonacci. Além disso, temos o quase rompimento do canal de alta.
A perda desse patamar pode levar o ativo a ir buscar os 29,20 e para os mais otimistas (ou pessimistas, dependendo do lado) para os níveis de 26,50.

Um abraço a todos, All.

Ibov... perda de um importante canal

Para quem acompanha o mercado há algum tempo, já reparou que o IBOV vem caminha dentro de um canal de alta desde de meados de 2002. Pois é... vínhamos! O que aparenta pelo gráfico é um nítido rompimento da banda inferior do canal de alta, no gráfico mensal.Pois é meus amigos... Será que o vento parou de soprar ou apenas a crise mundial chegou, enfim no nosso mercado?
O que vejo, é uma bela harmonia... Incrivelmente.
Fazendo uma análise com as projeções de Fibonacci, usando o ponto de pivot mensal de junho, vemos um repique ao nível de 30,2% de Fibonacci (na cor verde) e depois uma "leve" queda até os níveis de 50% (em lilás). Pela minha experiência, esse nível (50%) não nos diz muita coisa, sinalizando um possível teste nos 61,8% - aproximadamente 56 mil pontos e por fim um teste nos 53875 pontos - bem próximo do fundo da crise americana...
Estratégia para a semana: O importante, é o mercado não lateralizar. Com esses tempos nada favoráveis, criei dois gatilhos de entrada.

1. Rompendo 56100 venda - 1o. target: 55370 - 2o. target: 54229.
2. Rompendo 57900 compra - 1o. target: 58379 - 2o. target: 59080.
Lembrando sempre do gerenciamento de capital pessoal.

Um abraço a todos, All.

Simetria em Petr4

A simetria é uma forma simples de projetar o possível movimento dos preços de um ativo. Consiste na observação de que os movimentos se repetem e com intensidade parecida.

Atenção! Esta, como todas as teorias da Análise Técnica não representam uma certeza de como os preços vão estar mas sim um indicativo, uma tendência.
A simetria tem se tornado uma ferramenta poderosa. O que vemos normalmente é a simetria de preços. A simetria de tempo é algo mais difícil de ocorrer. Porém, observem o gráfico semanal da Petr4, além de mostrar uma simetria perfeita no eixo preço e tempo, tivemos o objetivo projeto de 100% do topo anterior perfeitamente... Isso é realmente lindo. Resta saber agora se, depois de realizar 100% da queda pela simetria, o ativo se encontra em um suporte forte, ou se despencará de vez, para o fundo anterior...

Um abraço a todos, All.

ADX

Desenvolvido por J. Welles Wider Jr., o Average Directional Index (ADX) pretende avaliar o peso de uma determinada tendência de mercado, seja ela ascendente ou descendente. Naturalmente, para uma utilização eficaz deste indicador, é importante saber se o mercado assume, de fato, uma tendência ou se, pelo contrário, apenas se verificam pequenas oscilações pontuais, insuficientes para determinar um certo comportamento.

Como se pode ver pelo gráfico, o ADX assume valores num intervalo compreendido entre 0 e 100. Na prática, porém, raramente se registram valores superiores a 60. Por outro lado, enquanto valores inferiores a 20 traduzem uma tendência fraca, valores superiores a 40 representam uma forte tendência de mercado.


Repare-se, neste sentido, que o indicador não permite classificar qualquer tendência como bullish ou bearish. A sua função é simplesmente inferir sobre o peso/força de um determinado comportamento de mercado. Conseqüentemente, um registro superior a 40 pode estar associado a uma tendência de alta ou de baixa.

Finalmente, vale a pena referir que o ADX pode também ser utilizado como um instrumento privilegiado no que toca a identificar uma eventual oscilação de mercado como o início (ou fim) de uma nova tendência. Assim, por exemplo, se o ADX revela um fortalecimento a um nível abaixo de 20 e, subseqüentemente, o indicador começar a registrar valores superiores a 20, isso pode significar que estamos prestes a formação de uma nova tendência. Recorrendo à mesma lógica, se o ADX começar a evidenciar um enfraquecimento acima de 40 e, se mover para valores inferiores a esse mesmo nível, então é provável que a atual tendência deixe de se verificar, passando a caracterizar o mercado como sem tendência (“non-trending”).

Um abraço a todos, All.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Bem vindos!

Bom pessoal, gostaria de tornar público o conhecimento que venho adquirindo há algum tempo e também de usar esse espaço como um diário virtual, onde planejo postar minhas operações, algumas frases de impacto e enfim... Poder criar um canal de comunicação e apredizado para todos nós.

Sejam bem vindos e voltem sempre! Ah, e chamem a todos...

Um abraço a todos, All.