quarta-feira, 30 de março de 2011

Perfis e tipos de investidores - Investidor Técnico, Especulador e Gambler

Geralmente a utilização de gráficos está direcionada, ou atinge mais os investidores de curto prazo, ou seja, àqueles cujo propósito da aquisição de certo ativo não é motivado pelo fato de torná-lo sócio de certa empresa, mas sim, que retirar algum lucro da movimentação de seu ativo. 
Este investidor não permanece muito tempo posicionado, ele tende a ficar com seu ativo até o momento em que o gráfico o manda vender. Neste tipo de situação podemos ter operações que duram apenas alguns minutos e outras de dois ou três dias ou até semanas.
No mercado de capitais pode-se encontrar com muita frequência, três tipos de investidores: o investidor, o especulador e o jogador ou gambler. Com exceção do investidor, os outros se aproveitam da leitura gráfica para tomar suas decisões. 
1.1 Investidor: o investidor está interessado em ser sócio da empresa de que ele está comprando ações. Ele compra as ações pensando realmente em ser sócio da empresa, com o objetivo que essas ações façam parte de seu patrimônio. 
 O investidor utiliza como metodologia para tomar as suas decisões a análise fundamentalista. Essa metodologia utiliza a análise do balanço da empresa, a situação do mercado que a empresa atua para avaliar a possibilidade de crescimento da receita e do lucro respectivo em um período mais longo de tempo, geralmente medido em anos. Essa situação favorável deve fazer com que o preço das ações suba neste prazo maior. O investidor não se interessa nas movimentações de preço no curto prazo.  
1.2 Trader/Especulador: o trader está interessado em aproveitar as movimentações dos preços para auferir lucros em um prazo menor de tempo e não está interessado em ser sócio da empresa na qual ele compra as ações. 
 Na verdade, esse sujeito preocupa-se em entender o comportamento dos preços no mercado para fazer as suas compras e vendas nos momentos apropriados, sendo que essas operações podem durar de segundos até meses.
O especulador utiliza a análise técnica ou qualquer metodologia que facilite o entendimento das variações nos preços. 
 No nosso país, o especulador é visto como um sujeito malvado, responsável por todas as crises econômicas. Na verdade o especulador está na base de todo o sistema capitalista, pois é ele que assume os riscos maiores, dando em troca a liquidez necessária ao sistema. Sem o especulador, não existiria o interesse do investidor em comprar ações e capitalizar uma empresa, pois essas ações não seriam fáceis de serem transformadas em dinheiro. 
 Nenhum especulador tem a capacidade de produzir uma crise. No máximo, ele pode acelerá-la. De qualquer maneira, é importante notar que o trader não considera uma ação específica como parte de seu patrimônio. O investidor é o sujeito que compra um imóvel para alugar e ter o seu rendimento do investimento através do aluguel.  O especulador é o sujeito que compra o imóvel por achar que o preço está muito depreciado, para revendê-lo em seguida, auferindo um lucro.
1.3 Gambler: de 70 a 80% do mercado é formado por esse tipo de operador. É um sujeito que está no mercado para ser um jogador. Ele não trata o mercado de forma séria, e não tem nenhum tipo de metodologia. Na verdade, a metodologia utilizada por ele é o achismo”. 
 Ele compra um papel porque acha que vai subir. É o tipo de operador que perde consistentemente, mas não para de apostar até perder o último centavo do seu capital, pois acaba se viciando no mercado, que ele trata como um jogo de azar. Eventualmente ganha uma boa quantia, mas acaba entregando tudo o que ganhou de volta ao mercado em pouco tempo.
Como se pode perceber, a metodologia é um dos pontos chaves para se operar no mercado, e mesmo assim a grande maioria dos “investidores” insistem em usar como metodologia apenas suas previsões emocionais, o que geralmente os leva ao fracasso.
Como no mercado financeiro sempre é necessária que haja duas pontas, ou seja, uma vencedora e outra perdedora, esses tipos de investidores acabam sendo essenciais para o bom funcionamento do mercado de capitais e para sua liquidez, uma vez que o mercado de capitais é, necessariamente, um jogo de soma zero, ou seja, se você ganhou é porque alguém perdeu.

Nenhum comentário: