quinta-feira, 31 de março de 2011

Canal de tendência de alta, de baixa e lateral.

Na análise técnica, canal de tendência é o termo empregado para determinar, no gráfico, quando se pode desenhar uma reta aproximadamente paralela à linha de tendência por dois máximos (no caso de alta), ou dois mínimos (no caso de baixa). Genericamente, o canal de tendência sugere um movimento futuro provável da ação no caso de alta ou baixa.
No gráfico abaixo se tem o índice Bovespa, do início de 2004 até 2008, um canal de alta de longo prazo, em cinza. Caracteriza um canal de tendência quando há pelo menos dois toques na linha de tendência. Então é traçado uma linha paralela unindo a outra banda do canal de tendência.
IBOV - Índice Bovespa - Semanal
No caso de uma violação da banda inferior desse canal de alta, por exemplo, é caracterizado o fim dessa tendência. Conforme ensinamentos da teoria de Dow, esse canal de longo prazo tem outros canais dentro, de tendências mais curtas, podendo ter o sentindo inverso do canal de maior prazo. Logo, o rompimento de um canal de tendência, declara fim à tendência respectiva ao tempo associada.

Nenhum comentário: