quinta-feira, 31 de março de 2011

Canal de Tendência de Fibonacci - Fibonacci Channel

Canal de tendência de Fibonacci ou Fibonacci Channel, é a aplicação dos níveis de Fibonacci sob o cumprimento do eixo vertical (preço) do canal de tendência.
Muitas vezes, tem-se uma pequena violação do canal de tendência e logo em seguida tem-se o recuo dos preços novamente para dentro do canal.
A idéia do canal de tendência é a de uma noção da tendência, e não algo totalmente rígido, milimetricamente medido. É sempre bom lembrar que na análise técnica, o trader trabalha com probabilidades e esperanças matemáticas.
IBOV - Índice Bovespa – Diário
No gráfico acima, tem-se o índice Bovespa trabalhando em um canal de tendência de baixa, do dia 19 de Maio de 2008 até o mês de Agosto de 2008. Em azul tem-se efetivamente o canal de tendência de baixa. Em verde tracejado, os níveis 38,2% e 61,8% de Fibonacci. Na banda superior, o primeiro tracejado corresponde ao nível de 38,2% e o segundo ao de 61,8% de Fibonacci. O mesmo se aplica para a banda inferior do canal de tendência de baixa.
Repara-se que na violação que se deu do canal de baixa, o índice foi buscar a região de 61,8% do canal. Trabalhou por algum período por ali e logo voltou para o canal principal. O oposto se deu no fim do mês de Agosto, onde o índice testou o nível de 38,2% com um candle Doji, depois recuou testando a própria banda superior do canal como suporte, para daí testar o nível de 61,8% do canal.
Essa técnica é mais utilizada para não cair em sinais falsos de fim de tendência e inverter a posição. Ou mais ainda, para conseguir excelentes pontos de entrada nos ativos.


Nenhum comentário: