quarta-feira, 30 de março de 2011

Médias Móveis

Médias móveis nada mais são do que o próprio nome indica: média dos preços de um determinado número de períodos que se deslocam no espaço/tempo. Tal deslocamento decorre do fato de que a todo instante há a entrada de novos preços, que seriam as novas negociações e consequentemente a saída dos preços mais velhos.

Sem dúvidas, a vantagem mais marcante das médias móveis é o amortecimento dos ruídos, discrepâncias, disparidades no gráfico dos preços, decorrendo dai o fato de facilitar a leitura do gráfico e a estimação das tendências.

As médias móveis certamente também possuem desvantagens, pois acompanha o gráfico de preços com algum atraso (delay). O que é frequente de ocorrer é que, o preço já reverteu, mas a média não, no entanto esse atraso pode ser minimizado com a diminuição do período da média móvel.

Utilização das médias móveis no gráfico.

 O cruzamento de duas médias móveis de períodos diferentes - normalmente uma de periodo longo e outra de período curto - pode ser utilizado como uma regra, sinal  de compra ou de venda.

Quando a média móvel de menor período cruzar a média móvel de maior período de baixo para cima  é um sinal de compra. O sinal de venda, analogamente, aparece quando a média móvel de menor período cruzar a média móvel de maior período de cima para baixo.

A regra de cruzamento de duas médias móveis, apesar de minimizar o problema de “falsos” cruzamentos, apresenta uma grande desvantagem que é o atraso dos próprios cruzamentos. A média móvel “anda” mais devagar que o preço e, por conseguinte, sinalizará a compra ou a venda com atraso, diminuindo a chance de embarcar no início da tendência.

Nenhum comentário: