quinta-feira, 31 de março de 2011

Fibonacci Fan ou Ventilador de Fibonacci

A ferramenta Fibonacci Fan ou ventilador de Fibonacci é uma técnica que alia a geometria na análise técnica.
Primeiramente se une dois pontos, fundos ou topos, normalmente uma onda de Elliott. Daí se tem no eixo Y a variação de preços e no eixo X a variação no tempo. Então se pode desenhar um triângulo, com preço (Y), tempo (X) e o cumprimento da onda (hipotenusa).
Desse triângulo, se tira a área correspondente aos níveis de Fibonacci, como 38,2% e 61,%. O nível de 50% por convenção se desenha também pois é uma boa referência.

USD/JPY - Dólar/Yene Japonês - Diário.
No gráfico acima, tem-se a cross Dólar frente ao Yene Japonês. No dia 11 de Maio de 2008 teve-se um fundo e no dia 16 de Junho de 2008 o topo. Com isso foi traçado a linha, unindo os dois pontos, como se fosse uma onda de Elliott, e os níveis de Fibonacci.

Percebe-se que o a região de 38,2% atuou com um bom suporte. Depois da perda dessa região, o Yene valorizou-se frente ao Dólar até o patamar de 61,8%, que atuou como forte suporte. Teve-se um teste na resistência em 50% e logo o Yene pressionando o Dólar foi testar novamente a região de 61,8%, até que foi rompida, tendo início a mais uma fase de desvalorização do Dólar frente ao Yene.

Nenhum comentário: