quarta-feira, 30 de março de 2011

Tipos de gráficos: Candlestick, Barras e Linhas

O conceito por trás do gráfico seria o da representação dos movimentos dos preços de um ativo financeiro através do tempo. Dessa maneira, o gráfico das ações representa nada mais que o tempo e o preço. O gráfico representa todos os preços negociados no período analisado. 

Preço diário IBOVESPA calculado de julho de 2007 a fevereiro de 2008.

No gráfico acima, tem-se a formação de um gráfico diário, onde cada barra representa um dia inteiro de negociação das ações da Vale.

Escolhendo um gráfico diário, estaremos observando o comportamento do ativo no período de um dia. Se escolhêssemos 15 minutos como período de tempo, então entraríamos em um prazo de tempo mais curto, observando o ciclo mais imediato da ação. Olhando um gráfico mensal estaríamos observando o ciclo de longuíssimo prazo desta ação.

O gráfico em particular, que foi exposto está cotado em barras, mas temos vários outros tipos de gráficos que podem ser analisados também, como por exemplo:

1 – Gráfico em linha

 No gráfico de linha levam-se em conta apenas os preços de fechamento do pregão, ou seja, unem-se dois pontos de fechamento. Grande parte dos analistas de mercado que usa o gráfico de linha acredita que, os preços do fim do pregão são essenciais para o mercado e ditam a abertura do dia seguinte. Por conseguinte, o mais importante.

Exemplo de gráfico de linha.

2 – Gráfico de barras

 O gráfico de barras tem esse nome devido ao fato de que, em um gráfico diário, por um período de um dia de movimentacao do preço do ativo é representado por uma barra vertical. 

Abaixo observa-se que os a barra vertical possui algumas características, como a sinalização dos preços relativos ao preco de abertura, fechamento, máximo e mínimo do pregão.

Componentes do gráfico de barras

3 - Candelabro Japonês (Candlestick)

O gráfico de velas como é também chamado, foi o pai do gráfico de barra e se diferencia  exclusivamente por peculiaridades na apresentacao dos preços referenciais em um gráfico. De fato, sao parecidos com os gráficos de barras e o teu uso é mais um ponto de escolha da parte de quer for usar. 

O candlestick é fácil e nao é preciso efetuar qualquer cálculo. Cada vela (candelabro) tranveste-se de um período como uma hora, um dia, um mes, etc. de tal ativo. 

Exemplo de gráfico de candles.

Exemplo de gráfico de candles. Como se pode observar abaixo, no candelabro japonês temos o candle preenchido e o candle sem preenchimentos, onde o branco representa um movimento de alta, ou seja, onde o fechamento do período foi acima de seu preço de abertura, e o candle negro corresponde a um período de baixa, onde o fechamento do preço foi abaixo do preço de abertura do período correspondente. 


Candelabro Japonês (Candlestick)


Nenhum comentário: