quinta-feira, 31 de março de 2011

Candlestick ou Candles e seus padrões na bolsa

No século 17 o povo japonês desenvolveu um artifício de análise técnica para avaliar os preços de contratos futuros do arroz. O arroz era a prosperidade e os fazendeiros de todo o país podiam enviar sacas do grão que eram armazenadas em celeiros, que, em permuta, ganhavam uma cédula representativa do valor, o qual poderia ser comercializado a qualquer momento.
Candlestick é como é chamado uma artimanha de análise gráfica do mercado, criada no Japão por volta do centenário 18, nas velhas bolsas de arroz de Osaka.
É o nome ocidentalizado (em inglês), pelo qual esta artimanha se revolveu conhecida no planeta inteiro, foi criado pelo norte-americano Steve Nison, investidor de Wall Street.
O termo Candlestick (candelabro em inglês) se deve ao fato dos dados gráficos empregados na representação dos preços exercidos pelo mercado remeterem velas, disseminadas sobre a área do gráfico.
A apreciação se perpetra através da dedução de "figuras" desenvolvidas pelos "candles" (velas) em algum ponto da tendência de mercado. Confere-se a Munehisa Honma o maturação desta técnica de análise.
O Gráfico com Candlestick, exclusivamente, já é uma ótima ferramenta de leitura de preços. Não obstante, pode ser combinada com diferentes técnicas ocidentais de analise gráficas, instituindo-se assim uma sinergia entre várias metodologias.
Certos padrões desenvolvidos pelos preços quando vistos sob a luz dos Candles, podem nos contar quando o mercado está embarcando em acumulação, ou nos dão os rastros para notarmos um movimento que o mercado está por improvisar. Resumindo, os Candlesticks nos apresenta uma intensa visão dos movimentos dos preços.
 Para compreendermos essa artimanha, temos que entender o desenvolvimento dos corpos das figuras de Candles. A diferença entre a abertura e o fechamento forma a caixote que chamamos de Corpo Verdadeiro do Candle, um corpo escuro que dizer que o fechamento ocorreu abaixo do preço de abertura, e um corpo claro, quer dizer que o fechamento foi acima da abertura. Diversas vezes, o que se vê são linhas ampliadas acima e abaixo do corpo verdadeiro, o que se costuma chamar de sombras, essas linhas ampliadas acabam por representar o preço máximo e o preço mínimo que os preços chegaram na formação daquela figura.
O investidor que quiser ser um campeão nos mercados de capitais, no sentido de sobreviver ter ganhos consistentes e acima da média a longo prazo, precisa aprender a perceber as mensagens desses sinais por meio dos gráficos.
Os gráficos, sem duvidas, são as melhores ferramentas que estão disponíveis para que possamos ler os sinais dos preços.

Candlestick
 
O gráfico com candles é distribuído em  duas partes: corpo e sombras. O corpo é a parte entre a abertura e o fechamento (parte mais larga da figura acima).

No decorrer do desenvolvimento, pode ser que o preco de abertura seja inferior ao fechamento (um dia de alta). Nesse cenário, o corpo verdadeiro do candle recebe, por exemplo, a cor branca. Caso o preco de fechamento seja inferior ao preco da abertura (um dia de queda) o corpo verdade pode receber outra cor, por exemplo, a cor preta. Dessa maneira, como se observa na figura acima, em um dia de alta, a abertura fixa a parte inferior do corpo verdadeiro do candle e, analogamente, em um dia de queda, a abertura fixa a parte superior do candle.

Existe, porém, uma categoria de candles que não tem corpo verdadeiro. São chamados de doji, que é a formação gráfica que ocorre quando o preço de abertura e o preço de fechamento acabam por coincidir.

 Para Alexander Elder, em seu livro “Como se transformar em um operador e investidor de sucesso”, de 2004, o preço de abertura de um candle sinaliza a opinião valorada pelos leigos (dummies). O preço de fechamento de um candle, normalmente reflete o desempenho dos traders profissionais, que analisam o mercado durante o dia, rebatem às modificações e viram-se muito ativos, especialmente no final do pregão e próximo do fechamento.

A máxima de cada candle simula a força máxima dos compradores naquele momento, isto é, a fronteira até onde suas compras empurraram o preço para cima até toparem na resistência proporcionada pelos vendedores.

A mínima de cada candle simula a força máxima dos vendedores em um momento específico, isto é, a fronteira até onde suas vendas empurraram o preço para baixo até toparem no suporte proporcionado pelos compradores.

A extensão entre a máxima e a mínima de um candle qualquer mostrar a veemência do conflito entre compradores e vendedores. Um candle de dimensão média determina um mercado relativamente tranquilo. Um candle de tamanhos de apenas a metade do clandle de tamanho médio determiona um mercado sonolento e abnegativo. Um candle qualquer que acaba por ser o dobro do tamanho do candle de corpo médio revela um mercado em fervura, onde compradores e vendedores combatem em todas as ocasiões.

O gráfico abaixo é um gráfico representado em forma de Candlesticks.

IBOV - Índice Bovespa – Diário
 
 Segundo a teoria de Dow as tendências devem seguir até que se tenha uma indicação contrária. Com base neste princípio, observou-se que determinadas formações de candles são indicadores (em via de regra) de uma confirmação ou reversão de tendência. Tal indicação de tendência é cometida por combinações de figuras de Candlestick, o que usualmente é chamado de padrões.

A figura abaixo mostra algumas formações mais comuns de candles e seus significados:

Padões Comuns de Candles
 
Do gráfico acima pode-se observar exemplos de:

  • Padrões de baixa
  • Padrões de alta
  • Padrões de reversão de tendência.


Considerações sobre algumas figuras:

  • Hammer (Martelo): Concebe uma figura de alta. É identificado como um corpo nanico branco com uma sombra que aproxima-se de ser 2 vezes maior que o seu próprio corpo. Um martelo é percebido como um corpo verdadeiro nanico (isto é, uma extensão pequena entre o preço de abertura e o preço de fechamento) e por uma sombra bastante extensa , isto é, o preço mínimo é muito abaixo do preço de  abertura. Esse cenário pode ser interpretado como uma diminuição na tendência de baixa.

  • Piercing Line: Linha da perfuração. Simula uma figura altista. O segundo candle tem o preco de abertura abaixo do preço de mínimo do candle anterior, porém, seu preço de fechamento fica acima do centro do corpo, sem extrapolar o topo. Espera-se, neste cenario, que o mercado está por iniciar um movimento altista.
  • Engolfo de Alta: Este padrão é fortemente altista caso ocorra depois de um movimento de queda significativo (isto é, atua como uma avaliação do padrão da reversão).
  • Shooting Star – Indica mercado baixista. O comércio vinha num movimento de alta e de repente, no dia em questão faz um topo mais alto, porem perde força e o preço de fechamento fica igual ao preço de abertura.
  • Engolfo de Baixa: Este padrão é inverso ao Engolfo de alta.

  • Doji Star: Adverte uma alteração na tendência de alta. O mercado emanava força para continuar subindo de forma gradual e, abruptamente, exibe indecisão e carência de confiança na continuação do movimento. Um preço de abertura no dia seguinte abaixo do preço mínimo do Doji normalmente significa reversão.

Nenhum comentário: