terça-feira, 29 de março de 2011

O Indicador MACD: Review

Diversos traders orientam-se, sobretudo, em fundamentos e tendencias do desempenho das companhias para operar no mercado de ações e opções, todavia, esquecem-se que outras variáveis normalmente influenciam no desempenho das ações, tanto no curto quanto no longo prazo.

Resultados além ou aquém do esperado pelo mercado que não foram precificados, crises políticas, variações excessivas nas cotações do óleo bruto e outros fatores não sistêmicos que influenciam no mercado acionário tem a faculdade, mesmo que por prazo curto de tempo, inverter, acelerar ou mesmo estancar tendências de movimento das cotações das ações.

Operar na bolsa sem saber da resultante de algumas variáveis pode acarretar elevado risco inerente aos investimentos em renda variável, porém, com a utilização da análise técnica, por meio de suas mais diversas ferramentas nos dá subsídios para a nossa tomada de decisão.

Moving Average Convergence Divergence

Talvez entre os mais diversos indicadores estatísticos utilizados pelos analistas técnicos,  o MACD ou Moving Average Convergence Divergence, é um dos mais populares indicadores de análise técnica.

O MACD foi moldado por Gerald Appel e é composto por duas linhas: linha de sinal e  linha MACD, que deriva da diferença de duas médias móveis exponenciais, uma curta e outra longa. Da mesma maneira que este indicador revela pontos de reversão de tendência, também pode viabilizar a identificação visual do ativo que foi comprado ou vendido, tornando mais facila a analise e a tomada de decisão para o momento correto de se posicionar e entrar ou sair do mercado.

Utilize o MACD como oscilador

Assim como diversos indicadores como a utilização das médias móveis comuns, os cruzamentos entre a linha de sinal que é a mais lenta das duas linhas, e a linha MACD que é a mais longa, pode-se sinalizar a compra ou a venda do ativo. Portanto, a sinalização de compra dá-se quando a linha MACD cruza para cima a linha de sinal. De maneira analoga, ocorre a sinalização de venda quando a linha MACD cruza para baixo  a linha de sinal.

Essa é a analise mais utilizada do indicador, porem não é a única. O MACD pode funcionar também como um oscilador, por que os valores mensurados pelo indicador oscilam ora acima ora abaixo da linha referencial zero, que é o delineador entre um mercado comprado (bullish) ou vendido (bearish), com a variável volume normalmente usada para a confirmação.

Portanto, quando as linhas (médias longas e curtas) encontram-se acima do referencial, tem-se a sinalização de um mercado comprado, ou seja, o ativo está comprado, e de maneira análoga, quando as médias estão abaixo do referencial, pode-se dizer que o ativo encontra-se vendido. Nessa mesma via, os analistas afirmam que a sinalização mais confiável do MACD para oscilador é aquela que ocorre quando o preço do ativo está relativamente bem abaixo da área vendida, potencializando o retorno e diminuindo o riso.

Divergências no MACD

Tal como é no Índice de Força Relativa (IFR), as divergências entre o MACD e a linha de preços também podem indicar possíveis zonas de reversão da tendência. Logo, quando a divergência no MACD de baixa (bear) ocorre, dá-se o início de um movimento de queda no indicador ao mesmo tempo em que os preços mantêm-se em tendência de alta. Normalmente esse é um bom sinal de começo de tendência de queda.
Do outro lado, quando a linha MACD está abaixo da linha referencial e indica alta, no mesmo tempo que a linha de preços continua sinalizando queda, pode-se ler o mercado como uma possível reversão da tendência de queda para uma nova tendência de alta.

O histograma de MACD

O histograma de MACD permite a visualização da diferença entre a linha MACD e a linha referencial através de barras ou gráfico de área, e, portanto também auxilia o acionista a orientar-se no mercado de valores. Embora o histograma também, quando acima ou abaixo da linha referencial, pode sinalizar venda ou compra, o aspecto mais valorado é, de fato, a visualização da diferença entre as duas médias.

Ou seja, quando o MACD está acima da linha referencial e começar a se aproximar dela, normalmente é uma indicação de que a tendência que ora era de alta está perdendo força. No sentido contrário, quando o histograma do MACD está abaixo da linha referencial e começar a se aproximar dela, a tendência que ora era de queda pode estar perdendo força.

Nenhum comentário: