Conforme visto no post anterior, tivemos a confirmação de venda pelo fibo levels e inclusive o cumprimento do primeiro objetivo que era no nível de 161,8%.
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
Ibov em 03/09 - Contuação...
Conforme visto no post anterior, tivemos a confirmação de venda pelo fibo levels e inclusive o cumprimento do primeiro objetivo que era no nível de 161,8%.
terça-feira, 2 de setembro de 2008
Situação IBOV para 02/09
Pretendo detalhar futuramente essa técnica, mas por enquanto, apenas uma análise do IBOV.
Nesse gráfico do IBOV, peguei o fundo e subi com a retração de Fibo no level de 38,2% (aqui entra minha adaptação da técnica) à máxima d candle anterior desse fundo.
Setup: No rompimento dos 61,8%, compre! Estope fica a critério, ou em 50%, 38,2% ou algum fundo. Target: 100%.
Enfim, em nenhum momento foi acionado o setup de compra no IBOV, pois não houve o fechamento acima de tal level.
Um exemplo:
Para a venda pode ser feita a mesma coisa. Porém, em minha experiência, modifiquei um pouco a técnica, por isso fica a critério de vocês.
Enfim, na venda também não houve o acionamento do trigger.
Conclusão: Hoje é bem provável o acionamento de algum desses dois triggers para o IBOV. É esperar para ver...
PS: Usar sempre como estratégia complementar, nunca, mas nunca independentemente. Operar de preferencia a favor da tendência primária, etc.
Um abraço, Allana.
Situação DJI para 02/09
Temos o DJI em uma situacao interessante.
Enfim, se analisarmos o Fibo Fan, em branco no gráfico, vemos que ele vem servindo de suporte.
Em preto no gráfico, temos a região dos 11750 pontos que já foi topo histórico (TH) por muito tempo e vem servindo de referência. Mais uma vez admirando a harmonia do mercado, projetando um Fibonacci do novo TH - 14124 até essa linha em preto (11750) temos o fundo do ano em torno de 38,2%.
Bruxaria a parte, sinceramente acho que teremos uma definição do mercado após a superação desse patamar com consistência. Num cenário mais pessimista, perdendo o suporte criado pelo Fibo Fan, virá a testar o suporte S1, e depois o S2 (PIVOT 10d).
Em uma análise diária, não sei se alguém já reparou, mas o DJI esbarrou na projeção de 61,8% de Fibo, do fundo até os 11750. Não perdendo os 38,2% de Fibo, pode-se continuar caracterizando um pivot de alta e declarar essa congestão de acumulação.
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
Siderúrgicas...
Além disso, a maioria das corretoras estão com ações da Gerdau, Usiminas etc listadas nas referencias de compra.
Enfim, é bom ficarmos atentos para não perder um possível movimento mais intenso.
Allana.
Manutenção dos juros pelo FED
O que me chama a atenção é que, mesmo com a fragilidade do setor financeiro, o FED sinalizou um possível aumento da taxa de juros.
Por um lado eu entendo, visto que a confiança do consumidor vem aumentando, já pelo segundo mês consecutivo.
Uma coisa é certa, a inflação tem pressionado sem dúvidas a economia norte americana.
Acredito que, com tudo isso, os EUA deve ter uma leve melhora na economia em um prazo maior de tempo.
Allana.
terça-feira, 26 de agosto de 2008
Análise IBOV - 23/08/08
O índice brasileiro corrigiu forte esse começo de semana, em -2,46%, inclusive perdendo o pivot semanal e projetando um teste em 53200.
Tem-se dois cenários básicos: Ou o índice está fazendo um pull-back, que caracterizaria um pivot de alta ou então, foi apenas uma euforia de uma violação do canal de baixa, haja vista que o volume de hoje foi baixo e vem descendente já há alguns dias.
Tem-se uma cena onde os investidores estão retirando dinheiro das bolsas, visto ainda que a taxa de juros alta impulsiona o mercado de renda fixa.
No cenário externo, tivemos a quebra de mais um banco hoje, o Columbian Bank. Aqui no Brasil tivemos uma alta do spread bancário, equivalente a Janeiro de 2007, a fim de evitar calotes.
No índice MSCI US Prime 750, depois de não romper o fundo feito em Janeiro agora testa mais um suporte importante e na perda, podendo caracterizar tendência de baixa.E ainda no caso dessa perda, podemos vir a ter Ibov e Dji alinhadas...
Um grande abraço, Allana.
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
Heiken Ashi Suavizado
Para começar, assim como os candles, o heiken ashi surgiu no Japão, tal como outras técnicas já vistas aqui no blog como o próprio Ichimoku.
Basicamente consiste de candles, porém com outra metodolia:
Close Modificado = (Open + High + Low + Close)/4.
Open Modificado = (Open Modificado da barra anterior + Close Modificado da barra anterior)/2 .
High Modificado = Máximo De (High , Open Modificado, Close Modificado).
Low Modificado = Mínimo De (Low, Open Modificado, Close Modificado).
Calcula-se a média móvel (MovAvg) de X períodos dos Open, High, Low e Close (OHLC) e substituímos pelos OHLC que aparecem nas fórmulas originais:
Close Modificado = (MovAvg(Open,x) + MovAvg(High,x) + MovAvg(Low,x) + MovAvg(Close,x))/4.
Open Modificado = (MovAvg(Open Modificado da barra anterior,x) + MovAvg(Close Modificado da barra anterior,x))/2.
High Modificado = Máximo de (MovAvg(High,x), MovAvg(Open Modificado,x), MovAvg(Close Modificado,x)).
Low Modificado = Mínimo de (MovAvg(Low,x), MovAvg(Open Modificado,x), MovAvg(Close Modificado,x)).
Open Suavizado = MovAvg(Open Modificado,y).Abaixo seguem três gráficos, o primeiro com candle normal. O segundo com Heiken Ashi normal. O terceiro com Heiken Ashi suavizado.
Close Suavizado = MovAvg(Close Modificado,y).
High Suavizado = MovAvg(High Modificado,y).
Low Suavizado = MovAvg(Low Modificado,y).
Existem alguns sinais a se interpretar no gráfico Heiken Ashi:
1 - Candle Azul - Tendência de alta.
2 - Candle Azul sem sombra superior - Tendência de alta forte.
3 - Candle Vermelho - Tendência de baixa.
4 - Candle Vermelhor sem sombra superior - Tendência de baixa forte.
5 - Candle de corpo pequeno com sobra grande - Possível inversão de tendência - Incerteza.
6 - Diversos Candles de corpo pequeno com sobra grande - Possível inversão de tendência - consolidação.
Enfim amigos, é isso! Um grande abraço a todos e em especial para o Marcelo pelo material.
Allana.
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Análise IBOV - 22/08/08
Reparem nos retângulos em amarelo que coloquei. No início do ano tivemos um fundo dada a crise do subprime e se pegarmos a variação percentual da regressão até o fundo temos por volta de -16%. Depois outro fundo por volta de -8%. Então tivemos a alta do IG em torno de 16% da regressão. Depois um fundo de -8% e o mais recente por volta de -16%... Tirem suas conclusões e me digam!
O mais interessante é que se traçarmos o objetivo de Fibo da máxima pela regressão temos a zona da coincidência em R1 do pivot semanal e 100% de Fibo, a atual resistência, em torno de 56200. E por minhas experiências de mercado, quando um objetivo desses é rompido, têm-se grandes chances de ir buscar os 123,6% de Fibo, que foi o que ocorreu, o fundo em 53K aproximadamente.
Enfim, até agora só numerologia, eu sei... Mas tem mais!
Estive lendo hoje em diversos lugares o possível rompimento do canal de baixa. Olha, como disse meu amigo Long aqui, temos que entender que:
(...) uma "linha de tendência" é desenhada para capturar a essência dessa tendência, não para confinar os preços em uma rígida estrutura. (...)
Enfim, se analisarmos o canal de baixa, vimos que ele rompeu também para baixo por volta de Julho e foi buscar a região dos 61,8% do canal. Também tivemos um possível rompimento em torno dos 58K.
Agora coincidentemente, buscou os 23,6% da projeção do canal de baixa. Então amigos, eu sinceramente não acredito em um movimento mais intenso de alta, não pelo menos até romper os 5800 e ainda quem sabe com uma figura de impulsão?
E ainda se lembrarmos da análise anterior sabemos que temos uma resistência de Fibo Fan se aproximando, para vir a formar um possível triângulo, então, pela AT, eu posso dizer hoje que estamos próximos de uma definição no sentido do entendimento de que, ou a crise passou e foi assimilada pelo mercado, ou ainda tem mais por vir.
Bom, tivemos então a resistência R1 e os 100% de Fibo sendo respeitados e se mantermos esses níveis podemos ir buscar a R2 em 58K e aí uma possível reversão.
Por outro lado, na perda desses patamares, podemos testar o pivot (55K) e ainda o S1 (54K) pois mesmo com a alta do petróleo em mais de US$5 e com o nível atual das commodities, acho bem plausível dado o fato de que houve diversas ordens de stopes do pessoal vendido.
Queria aproveitar também o espaço e recomendar a leitura do artigo do CHRistian da CHRinvestor para a infomoney, que pode ser acessada aqui, assim como o próprio site.
Um grande abraço a todos, All.
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Análise IBOV - 21/08/08
Em Lilás temos o pivot semanal e seus respectivos suportes e resistências, que por sinal bem consistentes.
Pelo objetivo de Fibonacci, também tivemos a região de 100% violada levando o índice brasileiro testar a região de 123,6% que coincide com suporte visual.
Caso o mercado abra acima do pivot, pode ir buscar a banda superior do canal de baixa ou o primeiro suporte em 56200 e depois 56450, que seria ótimo pois estaria próximo ao topinho anterior.
Se perder o pivot pode ir buscar os 123,6% e depois o primeiro suporte.
Minha opnião é que, o suporte do Fibonacci Fann e a resistência da banda superior do canal de baixa está exprimindo o índice e acredito em algum tipo de rali em um eventual rompimento. Realmente tá prometendo ao meu ver para quem opera índice.
Análise DJI - 21/08/08
Em branco no gráfico, temos o Fibonacci Fan, que teve a zona de 38,2% testada efetivamente duas vezes para romper. Essa semana houve o segundo teste efetivo na zona de 50%. Lembrando que esse gráfico mensal...
Em branco, temos traçado o fibonacci como objetivo. Como o objetivo de 100% foi violado, colocamos o próximo nível, 123,6% pela própria experiência de mercado, que coincidio com o fundo.
Em azul, uma retração de fibonacci normal, da perninha de alta, e como os níveis de 38,2 e 61,8 coincidiram com o S1 e S2, resolvi retirar para não poluir o gráfico.
No gráfico acima, tem-se o DJI na periodicidade diária e tivemos o rompimento do canalzinho de alta de curto prazo, sendo segurado pela zona de 50% da retração da perna de alta.
Pelas bandas de bollinger, percebemos a caracterização de algum sinal de fim de lateralização.
Minha opnião é que o índice pode testar o S2 ainda essa semana, e enquanto não romper o R2 que coincide com o topinho, não teremos movimentos mais expressivos.
Um grande abraço a todos, Allana.
Economia - Rapidinhas
O risco Brasil manteve-se estável em 240.
Superavit primário mais forte para o governo dada a alta arrecadação de impostos não esperada, diminuindo o déficit de transação corrente. Uma pena é que essa grana extra irá toda para o fundo soberano... Poderia ser usado de maneiras muito melhores como abatimento de dívidas.
Ibovespa teve a maior alta do mes, 3,24%, com recomendações gerais de bancos, corretoras, etc, e com o investimento voltando, no caso de pessoas mais avessas ao risco, fez com que o dolar caisse e fechasse a 1.6186.
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Video Trading Eur/Usd NEWS PPI 19/08
Hoje dia 19/08 tivemos um índice de alto impacto para o dólar e aproveitei para angariar alguns pips. Confiram...
Allana.
PPI - Producer Price Index e Building Permits
O Índice de preço do produtor ou inflação ao produtor é um índice de preços no atacado. Depois do CPI - índice de preços ao consumidor - esse índice é o mais acompanhado.
É um índice de alto impacto para a moeda norte americana, por isso devemos atentar ao fato da moeda vir ganhando terreno frente ao euro e o pound principalmente.
Algumas derivações desse índice são o Core PPI, que retira da cesta alguns itens como alimentação.
O interessante é que o PPI tem uma previsão de alta de 0,6% enquanto o Core PPI uma alta de 0,2% ou seja, devemos ter mais uma vez a alimentação pesando no índice de inflação ao produtor.
Em todo o caso, podemos ter alguma reviravolta...
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Building Permits
Divulgado mensalmente, o Building Permits é referente ao número de autorizações concedidas no território norte-americano para construção de imóveis num período pré-determinado.
Como nem todas as autorizações concedidas refletem no início imediato da construção, este índice apresenta diferenças em relação ao indicador Housing Starts, que mede as construções efetivamente iniciadas.
Vale ressaltar que esse índice, apesar de reportar somente as autorizações nas regiões dos Estados Unidos onde elas são obrigatórias, é importante, pois o setor imobiliário possui elevada participação na composição do PIB (Produto Interno Bruto), e serve como termômetro da situação da economia local.
CALL BBDC4 e DURA4
A tendência é sua melhor amiga... já ouviu isso antes, certo? rs...
Gráfico do BBDC4 querendo dar venda... estou pensando em entrar no rompimento da mínima, depois de dar uma olhada no mercado mundial de manhã...
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
DURATEX - DURA4
Para quem já acompanha o blog há algum tempo, lembram que postei algo sobre a duratex que no caso de não confirmar a compra, poderia cumprir o objetivo de R$23,00 - projeção de 100% do M.
Pois é amigos, confirmado... Buscou os R$23,00
Agora proponho aos mais bem aventurados tentar uma venda com objetivo em 100% da congestão em lilás... Reparem que pela análise das extensões alternadas de Fibonacci, o objetivo máximo da semana coincide com a projeção de 100% da congestão...
Resta-nos ter estomago! Ou quem sabe um objetivo mais curto, por volta dos R$22,00.
Um grande abraço a todos! Allana.
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
IBOV e DJI para 19/06
O interessante é que esse movimento um tanto congestionado do DJI vem me parecendo muito harmonico e se repararem na onda de alta, a retração de 61,8% foi respeitada; coincidindo com a banda inferior do canal de alta de CP e além disso, a projeção das extensões alternadas de Fibonacci, projetam o suporte 1 em 11450. Temos então 3 referencias para esse nível atual.
O ADX que mede a força da tendencia vem nos parecendo bem timido, mostrado um mercado flat, coerente com BB que se apresenta alinhada, por isso ainda acredito em um repique de alta de CP, rompendo o pivot semanal podendo ir buscar os 12mil pontos. No caso de perda desse nível, o mercado pode vir a buscar o S2 da projeção das extensões alternadas de fibonacci, em torno de 11240 e além disso formando um O-C-O. Especulações amigos, devemos nos atentar a tendência, pois está evidente que um movimento forte está para ocorrer, por isso, é bom colocarem os sintos.
Em alguns indicadores podemos perceber a presença ainda da força vendedora, e em outros, essa força vem ganhando cada vez mais espaço. Por exemplo o Chaikin nos mostra no gráfico diário uma pressão vendedora ganhando espaço, coerente com a atual situação do nosso mercado, testando um nível muito importante, a região dos 53mil pontos, zona essa referente à crise de Janeiro.
Por algumas análises um tanto quanto "re-paints" notamos por exemplo o rompimento de um suporte de fibonacci (reppainted) em torno dos 53750. Por essa mesma análise, o índice perdendo os 53mil pontos deve ir buscar os 51300/49800.
Enfim amigos, tivemos hoje então a realização de um dos suportes mais comentados ultimamente. É inerente à qualquer analista gráfico acreditar que nesses patamares deve haver uma entrada de capital ao mesmo tempo que diversos stop's podem estar prestar a serem disparados. Podemos ter ainda algum tipo de acumulação antes de declarada qualquer caça.
Muita atenção nos trades. Não devemos ter crença nenhuma, apenas olhar o que o mercado nos mostra!
Um grande abraço a todos, Allana!
domingo, 17 de agosto de 2008
As divergências altistas!
Depois de bater uma nova mínima o índice conseguiu se segurar. Em todo o caso, precaução é fundamental, por isso devemos sempre confirmar um movimento altista e não ir supondo um provável fundo. Agora, para que é da estratégia buy and holding, está muito bom o momento.
Um grande abraço! All.
Recomendação e Call
Vamos ficar de olho!
Amigos, um grande abraço a todos!
Allana.
quarta-feira, 13 de agosto de 2008
Problemas...
Estive fora por alguns problemas como o bloquei do blog pelo Google. Não sei o que ocorreu, mas parece que os robos do blogger indentificaram esse blog como blog spam... Enfim, me parece que a situação está resolvida.
Peço desculpas a todos, e logo mais teremos novidades!
Um grande abraço a todos, All.
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
Linhas de Murrey
Murrey Math é um trading system para todos os tipos de mercados. Isso inclui ações, opções, futuros, moedas, etc.
A principal hipótese em Murrey é que todos os mercados comportam da mesma maneira (isto é, todos os mercados têm características semelhantes). O Murrey Math é essencialmente baseada na observação feita por Gann, na primeira metade do século 20. A grande contribuição de Murrey Math (TH Murrey) foi a criação de um sistema de geometria que pode ser usada para descrever a cotação por movimentos no tempo. Isso facilita o uso da geometria Gann visto que suas técnicas têm sido consideradas como complexas e difíceis de implementar.
Não quero entrar no mérito do sistema em si, pois considero bastante difícil de explicar apenas escrevendo. Caso haja interesse, pode se pesquisar por Murrey Math por aí que se acha bastante material.
O que quero apresentar, a nível mais profundo, são as chamadas linhas de Murrey, que no nosso mercado podem ser interpretadas como simplesmente pontos de pivot, e em cima dessas linhas confirmar algum sinal de reversão de tendência ou de continuação do movimento primário.
Como já dito antes, a matemática por trás não é das mais simples e se usa o conceito de fractal, ou seja, o todo está representado em uma única parte e vice versa. Para os fãs de Gann assim como eu, vale a pena ser estudado.
Primeiramente o óbvio. Quando o mercado está muito esticado para qualquer lado, há uma boa chance de reversão, pelo menos em um curto prazo, e especialmente se houver confirmação de outros indicadores.
Enfim, vamos ao sistema propriamente dito.
Murrey sugere dois tipos de estratégias:
Comprar em 1/8 e vender em 4/8 OU Comprar em 0/8 e vender em 2/8.
Vender em 7/8 e comprar em 4/8 OU Vender em 8/8 e comprar em 6/8.
Lembrando sempre de que, com algum tipo de confirmação, pode ser uma formação gráfica, um indicador, etc. é sempre melhor, visto que operar de forma tão mecânica é assustador!
O tempo gráfico sugerido por mim é o diário, mas esta estratégia funciona em qualquer periodicidade; o que ocorre é que as confirmações de indicadores e da própria formação gráfica tem muito mais peso vistos numa escala de tempo maior!
Sabesp - SBSP3 - Diário
Em amarelo, uma formação dragonfly doji nos níveis de 0/8. Em magenta, primeiramente o objetivo em 2/8 e em seguida em 4/8. Coloquei os dois objetivos pois esse trade daria para gerenciar até o nível de 4/8.
Redecard - RDCD3 - Diário
Em amarelo, um engolfo de alta com a sobra inferior batendo no nível de 0/8. Em magenta, objetivo em 2/8.
Gol - GOLL4 - Diário
Em amarelo, a formação de um piercing seguida de um marubozu sugerindo força do movimento. Em magenta os dois objetivos, em 2/8 e 4/8.
Eletrobrás - ELET6 - diário
Em amarelo, a formação de um martelo invertido, com a sobra superior batendo no nível de 8/8. Em magenta, o objetivo em 6/8.
Pessoal, escolhi apenas a formação gráfica como confirmação dos níveis de Murrey mas pode-se usar qualquer método para aprovar o sinal. O método de Murrey apenas para lembrar, nos fornece prováveis níveis de pivot, por isso, sempre o cuidado nos trades, no sentido de gerenciamento de capital, sáida em partes, estope etc.
Um abraço, All.
quarta-feira, 6 de agosto de 2008
Ichimoku
Imaginem um único indicador que te apresente a tendência, a força, zonas de suporte e resistência, sinais e a força dos sinais... Conseguiu?
Esse indicador se chama Ichimoku ou nuvem de Ichimoku que foi chamada originalmente de "Ichimoku Kinki Hyo" que seria algo próximo de "Um olhar equilibrado do gráfico".
A teoria geral diz que se o preço do ativo estiver acima da nuvem, a tendência é e alta; analogamente, se o preço do ativo estiver abaixo da nuvem, a tendência é de baixa.
Há também as médias móveis, chamadas de Tenkan (EMA - média móvel exponencial 26) e Kinju (EMA 9) que atuam como o MACD, ou seja, o cruzamento da Kinju com a Tenkan para cima é um sinal de tendência de compra e vice versa.
Formulas:
Tenkan-Sen - (Maior Máximo + Maior Minimo) / 2 - 9 períodos.
Kijun-Sen - (Maior Máximo + Maior Minimo) / 2 - 26 períodos.
Chikou Span - Fechamento do último candle plotado 26 períodos antes.
Senkou Span A (Up Kumo) - (Tenkan-Sen + Kijun-Sen) / 2 plotado 26 à frente.
Senkou Span B (Down Kumo) - (Maior Máximo + Maior Minimo) / 2 dos últimos 52 períodos, e desenhado 26 periodos à frente.
Quanto a força do sinal, se esse cruzamento (de compra) ocorrer acima da nuvem (kumo - área pontilhada) o sinal é forte. Dentro da nuvem, é normal. Abaixo da nuvem é considerado fraco.
Quanto a força da tendência, no caso de alta, se o preço estiver acima da Chikou Span ela é forte. Para a venda, o oposto.
Para a tendência, temos bull para o caso dos preços estarem acima da nuvem (kumo) e oposto para bear.
Os extremos das nuvens são considerados zonas de suporte e resistência.
Bom amigos, espero ter ficado o conceito. Qualquer coisa, só comentar!
Um grande abraço a todos! All.
IBOV E DJI 06/08
Depois de uma queda das commodities agrícolas, metálicas e em especial o petróleo, com a perda dos US$120 temos um cenário muito melhor principalmente para as economias importadoras de petróleo. Acredito que grande parte desse movimento de queda das commodities tenha sido influenciada pela manutenção dos juros pelo FED em 2%. Com essa queda das commodities, temos respiro para a inflação e assim uma melhora para as economias.
Ainda é muito cedo para afirmar qualquer coisa, estamos em um canal de baixa e nem ao menos temos um pivot como a DJI. Mas me parece que, pela harmonia do gráfico, podemos buscar logo mais os 62500, 61,8% da projeção de queda de Fibonacci.
Amigos, um bom dia!
Allana.
terça-feira, 5 de agosto de 2008
Manutenção dos juros pelo FED...
Outra vez o FED resolveu manter a taxa no mesmo patamar, 2%. Pergunto-me se, pelo fato de um corte na taxa de juros principal demorarem em se endereçar ao publico certo ele resolveu esperar ou se, na visão deles o crédito já está barato.
Tivemos uma pequena leve no nível de desemprego da economia, medida pelo unploymente rate, que sozinha não quer dizer muita coisa, mas temos a inflação a nível mundial que vem assustando as economias por causa das commodities.
No governo de Bush, foi aprovado recentemente um pacote de devolução dos impostos a fim de tentar aumentar a renda disponível das famílias, isto é, tudo aquilo que elas recebem menos os impostos. Mas temos casos bem sucedidos da demonstração da hipótese da renda permanente de Friedman que diz que, mesmo com um corte nos impostos, não se eleva o consumo, pois é de se pensar que: Menos impostos hoje, mais impostos amanhã... Isso é óbvio, o governo precisa pagar a conta, e como se lê por ai, não existe almoço de graça.
Ainda sobre a hipótese da renda permanente de Friedman, tem muitos que alegam que, como esse ônus fiscal ficará para geração futura provavelmente, esse tipo de pacote de devolução dos impostos afetaria sim a economia e o nível de consumo. Segundo outra hipótese, Barro - Ricardo, o mesmo afirma que, mesmo deixando esse ônus para geração futura, não afetaria a economia, pois a geração futura seriam seus filhos, seus netos... rs. Divagações.
Mas realmente parece que o governo dos EUA está tranqüilo com a situação e isso deve acalmar os mercados, pelo menos momentaneamente, até vir um índice e provar estarem errados... ou de fato, certos.
Abraços, All.
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
IBOV - Análise 04/08
O IBOV havia perdido a resistência de 58000 pontos na sexta feira e tinhamos a próxima resistência por volta de 56500 (o fundinho anterior e a linha de resistência [de out/06]). Como perdemos esse suporte, a expectativa é que o índice venha a buscar a casa dos 53000 pontos que é o fundo de Janeiro, da crise do subprime da economia norte americana.
Curiosidade: Os dois últimos zig-zags de queda são perfeitamente harmônicos, ambos perderam o fundo + 38,2% do movimento de alta anterior. Se continuar com essa harmonia, devemos ter um fundo por volta de 55.300 pontos
Amigos, até a próxima!
All.
Call Aracruz - ARCZ6
Depois de 8 semanas de queda, com quase 30% de perdas, o ativo realizou um Harami positivo no gráfico semanal.
Somente pelo Harami já é bom ficar de olho. Além disso, o ativo está com uma divergência altista no MACD no gráfico diário.
Bandas de Bollinger - Níveis de Fibonacci - Petr4
Sei que muitos conhecem essa ferramenta criada por John Bollinger, que usa o conceito de desvio padrão em cima de uma média móvel. Hoje, se encontra muito material por aí, por isso não vou entrar no mérito das bandas em si, mas sim em cima de um conceito que poucos aplicam, que são os níveis de Fibonacci pela projeção da média ao desvio padrão.
Inspirado por um comentário anônimo, pretendo fazer uma análise da Petrobras, explicando esse conceito melhor.
Petrobrás - PETR4 - Diário
Enfim, analisando o ativo propriamente dito, sabemos que o mesmo se encontra em claro movimento de baixa, e temos as linhas em vermelho os níveis de Fibonacci do movimento de 1995 até o topo histórico. Estando o ativo próximo desse suporte, acredito numa acumulação primeiramente, antes de algum movimento mais intenso para níveis inferiores.
Olhando por outro lado, temos o volume tanto semanal quanto no diário abaixo da média.
Portanto, se mantivemos esse fundinho, podemos ter um pivot de alta e ai sim tentar romper o canal de baixa.
Ou seja, por um lado temos um suporte muito bom e somos motivados a ir as compras, mas por outro, a correção nunca é demais, portanto, como diz meu amigo Long, temos que ser reativos para as oportunidades que nos aparecem, e sempre olhar o mercado como ele é, e não como ele deveria ser, a famosa análise normativa.
Saudações, All.
domingo, 3 de agosto de 2008
Duratex - DURA4
A estratégia: a tendência está bem definida, tanto a primária, secundária e terciária são de baixa. Entretanto, é possível um movimento corretivo de alta, e conseqüentemente um teste em torno da região dos R$30. Eu realmente acredito na força do harami, porém, perdendo a mínima da semana (38% da projeção da congestão) ou abrindo em gap de baixa é bem provável um objetivo em torno dos R$25 e depois 23 (100% da projeção da congestão).
Um bom final de semana a todos, All.
sábado, 2 de agosto de 2008
Canal de Fibonacci
Basicamente, essa ferramenta consiste na aplicação dos níveis de Fibonacci sobre a amplitude do canal.
Bom pessoal, sem dúvidas é uma ferramenta interessante para projeção de cenários. É necessário um estudo mais profundo, mas de início, causou um bom impacto.
Deixo um grande abraço a todos, All.